domingo, 18 de novembro de 2018

Turma do 2º Período "B" de Medicina

Turma do 2º Período "B" de Medicina CESMAC


Filme a Linguagem do Coração

Linhas livres para respostas


1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?

4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?

5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?

6- Como se dar a educação da menina?

7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

9- Como ela conhece a morte?

10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.


42 comentários:

  1. 1)Pelo fato dela ser “renegada” pelo pai o filme inicia com um forte impacto emocional, principalmente por a família não demonstrar muito empenho para ajudar a melhorar a qualidade de vida da Marie.
    2)Quando a menina chega ao Instituto, quando é tentado uma comunicação com ela, mas ela foge. A partir disso, a irmã Marguerite tenta comunicar-se de forma diferente, através do toque da mão da menina no seu rosto, como uma forma de conhecimento.
    3)Rejeitaram pelo fato da menina se mostrar agressiva as tentativas de ensinamentos, talvez ela fizesse isso por medo, já que tentavam impor as coisas a ela e ela ainda não os conhecia, não tinha vínculos.
    4)A menina é apegada a um canivete. Ela tem lembranças com ele pois é um objeto da infância dela.
    5)Como é um instituto de ensinamentos para surdos e mudos a comunicação é por meio da linguagem de sinais.
    6)De início, os aprendizados foram difíceis pelo fato do desconhecido, do medo e da inquietação da menina. Depois, a irmã começou a usar o toque da menina nos objetos como artefato para o conhecimento, e a partir disso, mostrava em libras os seus nomes.
    7)Os aprendizados geralmente são nos momentos das refeições, que é quando a menina se mostra mais quieta e interessada sobre os objetos.
    8)No encontro com os pais a menina se preocupam em dizer “pai”, “mãe” e falar que ama eles.
    9)Ela toca no cadáver da irmã e não sente a sua respiração, depois não sente batimentos no peito, cardíaco.
    10)A irmã descobre uma doença incurável e por medo de como a menina ficaria após sua morte ela não quer mais seguir com o relacionamento que ela tinha com a menina, uma vez que elas duas construíram um vínculo muito forte, elas eram muito unidas.
    O filme tocou pois mesmo desconhecidas a menina e a irmã criavam um vínculo de mãe e filha, ele mostra que a irmã mesmo com seus problemas de saúde se doou por completo a missão de ajudar a menina a conhecer o mundo além das suas limitações. O fato de sabermos que existem pessoas que estão dispostas a ajudar é tranquilizante, mas preocupa saber que há muitas outras, como a “chefe” do Instituto, que recusa pessoas deficientes, deixando a vida desses mais limitado e reprimida.
    JÚLIA SAMPAIO FERRAZ LEITE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. ALUNA: THAISE FERREIRA NUNES
    MEDICINA CESMAC- TURMA B

    O primeiro impacto ao assistir o filme é ver a menina sorrindo ao sentir o calor do dia no rosto e de repente a gente percebe que aquela garota tão feliz está na verdade amordaçada na carroça que a conduz. O contraste entre liberdade e prisão está presente boa parte das cenas, só que de forma mais profunda: a personalidade de Marie presa em um corpo que supostamente lhe impede de manter contato com o mundo exterior.
    As irmãs da ordem não aceitam a menina pela primeira vez devido à falta de condições para tratá-la. Além disso, Marie chega no instituto com características quase animalescas. Ela grita, debate-se e não permite que penteiem o cabelo dela, deem banho e troquem a roupa que ela está vestido.
    Apesar disso, a freira Marie Margueritte acaba conhecendo a moça e sente que é seu dever cuidar da jovem, libertando-a da “escuridão” através da linguagem dos sinais. Graças à insistência de Margueritte, dizendo poder cuidar de Marie e apesar de seu problema de saúde, a madre superiora acaba por permitir o acolhimento da jovem. Então, a freira tenta passar por cima das dificuldades e ensinar à menina a se comunicar. Porém os meses se passam e os progressos são praticamente nulos. O primeiro contato entra as duas é quando o pai da menina a leva para o convento e é Marguerite quem acaba convocada a convencer Marie a descer de uma árvore, quando ela escapa, estranhando o novo ambiente.
    Marguerite teve que criar toda uma linguagem própria baseada no tato e em parte na linguagem de sinais para se comunicar com Marie. Mas, para que isso pudesse acontecer, o processo foi muito demorado, pois era fundamental que houvesse confiança e afeto entre Marie e Marguerite. E esse foi o processo mais difícil, pois Marguerite era uma estranha que levou Marie para um lugar estranho, ou seja, o convento. A confiança entre as duas não se daria por movimentos bruscos ou agressivos, mas, pelo contrário, por movimentos muito leves e carinhosos. Aliás, o contato corporal afetuoso era o ponto crucial dessa linguagem. Mesmo com toda a dificuldade de comunicação, ela se fez de forma bem mais rápida quando finalmente, a freira encontra uma chave de comunicação com a garota através do objeto de que ela mais gosta no mundo – um prosaico canivete. Assim, o primeiro signo foi transmitido: o movimento de cortar com uma faca. Após Marie entender esse primeiro código, foi como se ela se desabrochasse para o mundo exterior, um mundo que até então ela só conhecia por sensações do tipo o clarão do Sol ou o frio de uma superfície de vidro de uma janela.
    Quando a menina consegue apropriar-se da linguagem (de sinais, dos surdos-mudos, e depois também do Braille), ela descobre um mundo de conceitos mais abstratos, em que acontecem surpresas assustadoras, como a morte.
    Ao final, a freira resolve se afastar da menina por estar condenada à morte devido a tuberculose.
    Gostei muito do filme, e serviu para nos mostrar que com paciência e dedicação a gente pode mudar o que antes parecia impossível!

    ResponderExcluir
  3. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Embora a menina estivesse sentindo o ambiente por onde ela estava passando, ela estava presa a cordas, demonstrando uma “liberdade” limitada devido a sua deficiência auditiva e de visão, porém o que mais lhe fazia estar presa era sua “rebeldia”.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A irmã Marguerite após ver que a menina Marie não foi aceita pelas irmãs da ordem, decide dar uma chance a menina e vai até a sua casa onde com o consenso de seus pais leva a menina para o convento, porém esse percurso não é fácil para Marguerite visto o comportamento de Marie, ela algema seu braço e o da menina para que mais uma vez ela não fuja e durante todo o percurso Marie rebela-se.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Pelo comportamento agressivo e rebelde, além da tentativa de fuga de Marie.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete que lembra a infância com os seus pais.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    O convento cuidava de crianças com deficiência auditiva e além de crianças, algumas irmãs também eram surdas. Por isso, a comunicação em sua maior parte era por linguagem de sinais.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Durante meses a menina demonstra rebeldia, principalmente durante as refeições, porém com perseverança e paciência de Marguerite, Marie começa a descobrir e entender os objetos e o seu próprio corpo também.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Como ela tinha apreço pelo canivete, a irmã Marguerite demonstrou através da linguagem de sinais nas mãos por várias vezes na mão de Marie, até que um dia ela reproduziu.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    O pai pergunta como se diz “olá” e a mãe pergunta como se diz “mamãe”.

    9- Como ela conhece a morte?
    Uma das irmãs do convento morre e Marguerite decide mostrar a menina o que é a morte. Ela faz Marie sentir o cadáver e perceber que não há batimento no coração da falecida e nem ar (respiração) na mesma.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Após a morte de uma das irmãs do convento, Marguerite leva Marie a um lugar onde as irmãs eram enterradas. Lá, Marguerite fala que irá morrer também e Marie demonstra o seu apego a ela. Ambas estavam muito ligadas e Marguerite entendeu que Marie poderia não estar preparada para essa perda.

    O filme além de ser muito emocionante nos traz uma reflexão a respeito do amor, Marguerite dedicou seus dias à Marie e perseverou por ela mesmo quando todos achavam que ela não tinha mais “jeito”.

    Júlia Nikaelly Medeiros Leite Correia
    2º período "B"

    ResponderExcluir
  4. Ana Carla de Albuquerque Pinto

    1-Que a menina não vai ser colaborativa para aprender nem ao mínimo vai deixar que ninguém ajude ela por se sentir insegura.

    2- O pai da Marie precisa amarrar uma corda na mão dela e da irmã para ela poder ir “obrigada” para o instituto ela não aceita tomar banho, nem que amarrem ou penteiem seus cabelos nem troque suas roupas.

    3- Porque ela estava muito agitada e não aceitava que ninguém ajudasse ela, totalmente sem colaborar

    4- O objeto que ela tem mais apego é um canivete. Tem lembranças da sua infância.

    5-No convento tinha meninas que eram surdas ou mudas assim a comunicação era feita por sinais.

    6- Se da de uma forma muito lentas primeira ela vai se adaptar ao local que ela estava vivendo, ate sentir-se segura no local .Logo, a irmão depois de inúmeras tentativas consegue ensinar a ela uma linguagem que é pelo tato para ela saber que as coisas tem nome

    7- Quando ela utiliza o canivete e a irmã ensina para ela que serve para cortar.

    8- As palavras que ela procura dizer é Olá e Mãe .

    9- Quando ela toca o corpo e ver que aquela pessoa não estava mais respirando

    10- A irmã por ter tentado muito fazer com que aquela menina melhorasse, aprendesse a linguagem e ter persistido e se apegado muito a ela acabou com medo de morrer e a menina sentir muito a sua falta, assim preferiu se afastar dela para que ela não sentisse a sua morte. A doença era tuberculose.

    O filme nos trás a lição que nada é impossível e que se nós não desistirmos e tentarmos varias vezes vamos conseguir e valerá apena.

    ResponderExcluir
  5. Letícia Valeriano Lúcio Pirauá
    1) Que a menina nao vai conseguir progredir nem aprender nada, nao vai deixar que a irma a ajude, pois nem tomar banho e pentear o cabelo ela queria, por ter passado tantos anos fazendo tudo que queria com seus pais e sem orientação;
    2)Quando a menina chega ao instituto a maioria das freiras nao querem aceita-la pelo seu comportamento e nao acreditarem em seu progresso, mas decidem aceitar e a irma tenta se comunicar com ela atraves do toque em seu rosto e sua mao, o pai dela prende ela a irma para que ela nao queira ir embora com o pai;
    3)Por ela ser agressiva e nao seguir o comportamento que as irmas exigem;
    4) Um canivete que sua mae lhe deu, pois ela lembra de sua infancia;
    5)A comunicação era feita por linguagem de sinais, por ela tambem ser cega ela precisava que tocassem em sua mao com o sinal para entender;
    6)De forma dificil e lenta, ela vai entendendo o local que ela esta e de adaptando a ele, ate sentir segurança, logo depoi sde um tempo e muita persistencia a irma consegue lhe ensinar um sinal;
    7)O canivete, que a irma lhe ensina que serve para cortar;
    8)Pai e mae, e dizer o quanto lhes ama;
    9)Quando ela toca o corpo e nao sente os batimentos, a respiração, ela entende que a irma nao esta mais ali;
    10)Por ter se apegado tanto a menina ela nao quer que ela sofra, entao ela prefere manter distancia, a doença que ela teve foi tuberculose;
    O filme é muito bom e bonito, pois mostra que nao devemos desistir e devemos ter a vontade e perseverança da irma em ajudar a menina e, assim como Marie, perceber que uma hora a gente aprende se quiser.

    ResponderExcluir
  6. ANA LUIZA FERREIRA OLIVEIRA 2°B
    1) O meu primeiro impacto ao assistir o filme foi ver a dificuldade que a jovem Marie Heurtin encontrava para viver com a surdez e a cegueira.
    2) A primeira comunicação entre a menina e a irmã começa ao chegar no convento onde existia muitas meninas surdas, mas apenas ela surda e cega. Essa comunicação se dá através da linguagem de sinais que a menina aprende com a irmã.
    3) As irmãs não aceitam a menina na primeira vez porque elas percebem a dificuldade da menina se comportar no meio social.
    4) O objeto que ela tem mais apego é um canivete, porque lembra sua família
    5) A comunicação acontecia através da linguagem de sinais
    6) A educação da Marie Heurtin se dá através da linguagem de sinais, a qual a menina teve dificuldade de aprender devido a sua resistência.
    7) Quando a irmã insiste em ensinar a ela seu objeto favorito que é o canivete. A partir desse momento a menina consegue aprender.
    8) No encontro com a família, o seu pai pergunta como se diz “oi” e a mãe como se diz “ mãe”
    9) A menina conhece a morte quando a irmã apresenta a madre que morre no convento a ela. Fazendo com que ela toque na madre e sinta que estava fria e que seu coração já não batia mais.
    10) A irmã não quer mais comunicação como a menina quando ela adoece porque a mesma não quer ver a menina triste. Se trata de uma doença sem cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza Ferreira Oliveria 2°B Um excelente filme que demonstra amor e compaixão com próximo e como devemos persistir em ajudar.

      Excluir
  7. Carlos Sampaio

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Meu primeiro impacto foi imaginar como a garota se sentia e vivia devido as suas dificuldades. Depois fiquei impressionado com a crença de Margueritte de que Marie pudesse realmente aprender e se encaixar na sociedade, afinal muitos desacreditaram nisso.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Após Marie chegar ao instituto, as irmãs não a aceitam devido ao seu comportamento antissocial, mas Margueritte entende a situação e enxerga ali uma pessoa não compreendida. A partir dai decide ajuda-la e por meio de toques em seu rosto e mãos tenta ensina-la a linguagem dos sinais.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Devido ao seu comportamento agressivo e rebelde, no entanto justificável devido as dificuldades a que ela passa e convive.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete pois lembra o seu tempo da infância.

    5- A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Por linguagem de sinais.

    6- Como se dar a educação da menina?
    De inicio, a irmã tem dificuldade para ensinar Marie já que a mesma se rebela e se nega a conhecer aquele novo “mundo”, no entanto após varias tentativas Marie começa a entender a linguagem e se abre para aprender com a irmã.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Quando a irmã consegue ensina-la sobre o canivete.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    O pai quer aprender a dizer Oi e a mãe a dizer mamãe

    9- Como ela conhece a morte?
    Devido a falecimento de uma das irmãs do instituto, marie toca no cadáver e não sente os batimentos cardíacos e nem sua respiração.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    A irmã devido a todo esse tempo de ensinamento acaba se apegando muito a Marie e vice e versa. Então, Margueritte decide não manter a comunicação com Marie com medo de a mesma não estar preparada para sua morte.

    Filme muito bom, que nos mostra que com paciência e perseverança podemos mudar a vida de uma pessoa com deficiência. Onde muitos não acreditavam e julgaram impossível, Margueritte conseguiu ensinar e transformar a forma de viver de Marie.

    ResponderExcluir
  8. Sarah Luanna Ferreira Soledade

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Foi Observar o drama da personagem principal que é surda e cega (caso parecido como anny sullivam). Ela demostra ser uma crianças rebelde não era responsiva a nenhum comando nem dos pais que aparentemente não cuidava dela nem de ninguém que queria disponibiliza-se ajuda-la, ou seja, um caso que não teria jeito algum.
    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Foi uma comunicação difícil a priori sem nenhum vínculo por parte da menina. A jovem foi feliz e satisfeita com o pai até o meio do caminho, contudo quando ela percebeu que ia ser deixada com a freira, foi possuída por estado de ódio tremendo e logo foi amarrada junto a freira e totalmente assim contra a vontade seguindo o caminho até o convento.
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Por que a primeiro momento ela se mostrou bem malcriada, não queria nem sentar pra o café da manhã além de não deixar que ninguém a tocasse sem que ela tentasse bater.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Uma navalha dada a irmã pela mãe da menina que de todos os brinquedos que ela teve esse foi o de maior apego e não deixa que ninguém toque no objeto no início do filme.
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A comunicação era feita totalmente por linguagem de sinais, já que eram todas surdas. Foi maltratada logo na chegadas outras crianças -suas companheiras de quarto-Todas queriam pegar nela pois achava ela uma criança estranha, suja, com cabelos assanhado e totalmente descuidada.
    6- Como se dar a educação da menina?
    Em um convento, e com uma duração bem extensa. Depois de passado 6 messes da entrada dela em tal local que ela começou a responder a linguagem de sinais. Contudo, coisas que era impossível fazer antes como: tomar banho e deixar pentear os cabelos foi um processo um pouco mais rápido. Mas, somente a irmã poderia fazer isso com êxito.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Depois de várias tentativas de aprender em linguagem de sinais o sinal de navalha ou faca foi o ponto de partida de tudo, depois ele aprendeu outros sinais e com o decorrer do filme ela aprendeu a comunicar-se realmente através de linguagem de sinal , com o auxílio das mãos junto a mão da outra pessoa , já que por ser cega o tato também era um grande aliado da menina.
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Eu te amo e falar a palavra Mãe e Pai
    9- Como ela conhece a morte?
    Depois que uma das freiras morre, ela foi levada para ver e com isso ele tocou da freira morta (madre superiora) e então sua tutora a freira que cuidava dela explicou através de sopros nas mãos que ela estava viva enquanto a outra estava morta. A menina então soube pela freira que todos iriam morrem deixando a pequena assustada e revoltada pois não queria que a freira morresse e perguntou de quem era a “culpa” disso a freira disse que era deus, mas a freira acabou dizendo que era um futuro próximo.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Pelo fato delas serem bem próximas a irmã não queria causar sofrimento na menina. A menina bate e grita na porta até que posteriormente depois de vários pedidos de outra irmã ela é deixada para ver. Por estar muito doente ela morre vítima de tuberculose no final do filme.
    Foi um filme bastante emocionante, já que foi visto o poder de luta e superação do ser humano quando quer conquistar algo que parece ser impossível. A irmã deixou um legado importante para nós futuros médicos que embora o caso seja de difícil de resolução nunca deveremos deixar de lutar para a melhora daquela pessoa. Visto no final do filme o agradecimento da jovem menina a sua cuidadora a deus e que afirma que irá continuar o legado da irmã no futuro é gratificante ...

    ResponderExcluir
  9. Bianca Gonçalves Batista
    1.Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Observei que Marie vive em seu próprio mundo, sem conseguir se comunicar, e a família se mostram não saber lidar com uma pessoa cega e surda. Com isso, a freira Marie tem um desafio que é tentar ensinar à menina as questões básicas de higiene e convívio com outras pessoas.
    2.Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a Irma?
    A irmã coloca a mão da menina em seu rosto como uma forma de comunicação e, além disso, o pai entrega a menina para freira prendendo uma corda nas duas.
    3.Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Porque a menina é muito agressiva e as irmãs acreditam que será difícil educar ela.
    4.Qual é objeto que ela tem mais apego?Que lembranças esse objeto trás?
    O canivete, pois é um objeto da infância dela.
    5.A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Língua de sinais.
    6.Como se dar a educação da menina?
    Através de toques em pessoas e objetos mostrando em libras os seus nomes.
    7.Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    No momento em que a irmã tenta inúmeras vezes demonstrar a faca, através do gesto e da língua de sinais, a menina consegue entender.
    8.Quando ela se encontra com seus pais,qual são as palavras q eles querem aprender com a menina,que agora fala língua de sinais?
    “Olá” e ”mãe”.
    9.Como ela conhece a morte?
    Quando a menina encosta no corpo da irmã e percebe que não sente a respiração e nem o coração bater.
    10.Por que a Irma não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque a irmã tem medo da menina se apegar tanto e não consegui lidar com a morte, pois é uma doença incurável.

    ResponderExcluir
  10. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme? O filme inicia com uma menina sorridente e passeando pela floresta, mais ai percebemos que ela esta amarrada, para que ela não fuja e não se perca, pois posteriormente nota-se, que ela é surda e cega.

    2- através do toque em seu rosto e sua mão.

    3- Devido ao seu comportamento agressivo e rebelde, no entanto justificável devido à dificuldades a que ela passa e convive.

    4- A menina é apegada a um canivete, que a faz lembrar-se da infância.

    5- No convento todas as meninas eram surdas assim a comunicação era feita por sinais.


    6- A educação da Marie Heurtin se dá através da linguagem de sinais, a qual ela teve dificuldade de aprender devido a sua impaciência.

    7- - Quando a irmã ensina para ela que o canivete serve para cortar.

    8- No encontro com os pais a menina se preocupa em aprender a dizer “pai” e “mãe” e falar que os ama.

    9- Ela toca no cadáver da irmã e não sente a sua respiração nem batimento cardíaco.

    10- A irmã descobre que esta gravemente doente ( tem tuberculose) e decide se afastar da menina, para que ela não sofra com sua morte. Pois as duas criaram um vinculo muito forte.

    Filme bastante emocionante, mostra o poder de luta e superação.

    ResponderExcluir
  11. Aluna:Renata Ferreira Lemos
    2º B

    1- O primeiro impacto é quando o pai vai deixar a menina no instituto e ela no primeiro contato com as irmãs se comporta de modo bastante agressivo e animalesco.

    2- Quando a irmã sobe na árvore que a menina subiu até conseguir tocar nela e deixa que ela a toque também

    3- Porque a menina era muito agressiva e não queria ser educada.

    4- Um canivete. Ela lembra de sua infância e de sua família

    5- A comunicação ocorre por meio da linguagem de sinais, já que se trata de um convento especial para meninas com deficiência auditiva e surdas.

    6-
    No começo foi muito difícil porque Marie não tinha nenhuma noção de civilização. Ela não sabia se portar na mesa, nem ao menos deixar que seus cabelos fossem penteados. Depois de muito esforço, a freira conseguiu educar ela nesses aspectos básicos e depois começou a ensinar a ela, a comunicação, a qual ela fazia através do tato, fazendo associações com os objetos e as palavras feitas nas mãos pela linguagem de sinais.

    7- Depois de muito esforço da irmã em ensinar a menina a fazer o sinal da palavra “faca” nas mãos, em determinado dia, ela consegue e a partir daí ela começa a progredir muito, visto que pede para aprender outras palavras e a irmã começa a ensiná-la.

    8- As primeiras palavras que os pais queriam saber eram olá, papai e mamãe

    9- Ela conhece a morte quando uma freira do convento morre e Margueritte mostra pra ela a diferença entre ambas, e ela faz isso mostrando a ausência e a presença da respiração.

    10-
    A irmã não se sente pronta para se despedir da menina e encarar a morte, mas depois ela aceita e tem sua última conversa com a Marie. A doença era a tuberculose

    Resumo do que mais me tocou:
    O filme me tocou bastante por conta da relação que se formou entre as duas e me mostrou a importância da perseverança. Diante de tantas dificuldades do início, a irmã conseguiu cuidar da menina, ensiná-la a se portar melhor e a ensinou a se comunicar. Além disso Marie aprendeu com a freira a ser carinhosa e passou a ter uma vida muito mais feliz. O mais bonito é ver, no final do filme, a preocupação da menina em cuidar da irmã que adoeceu e de ficar junto dela até o dia de sua morte. É lindo perceber o quanto a insistência dessa freire mudou toda a perspectiva de vida daquela menina que antes se comportava como um animal. Com ela Marie aprendeu a se comunicar, aprendeu sobre Deus e sobre o amor e tornou-se uma menina muito boa, carinhosa e prestativa, coisas que só foram possíveis, de fato, graças aos ensinamentos da freira.

    ResponderExcluir
  12. ALUNA: Izabel Rocha de melo

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme? A primeira coisa que se nota no filme é a falta de compreensão do mundo de Marie. Sem nenhuma forma de comunicação, a garota torna-se agressiva e não consegue socializar com outras pessoas.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã? Ao fugi das irmãs no convento Marie sobe em uma arvore e a irmã tenta se apresentar através do toque em seu rosto.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez? Porque além de surda e cega, a garota demostrava agressividade comportamentos foram do comum.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás? Um canivete, é um objeto de sua infância.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs? Pela linguagem dos sinais.

    6- Como se dar a educação da menina? Através de muita paciência e persistência Marguerite foi ensinando as pequenas coisas que ela desconhecia, o toque era a principal forma de educação. A irmã a vestiu, a penteou e a fez usar roupas limpas de forma que a fez compreender pequenos prazeres, e por fim consegue entender o significado da linguagem pela demonstração do toque.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais? Através do seu objeto preferido, um canivete, que usava como faca para contar os alimentos.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais? Eu te amo, mãe e pai.

    9- Como ela conhece a morte? Após a morte de uma das freiras, quando questionou o que aquilo significava, a irmã sobrou em uma das mãe e na outra não exemplificando a vida e a morte.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa? Para evitar o sofrimento na garota, tuberculose.


    ResponderExcluir
  13. aluna: Isabela de Farias Cavalcanti

    1 - Apesar da cena inicial transmitir paz, ao mostrar a menina aproveitando a viagem, logo há o choque pela aparência de estado Marie, suja e aparentemente mal cuidada por seus pais, além do comportamento agressivo da menina, devido a anos sem contato com ninguém além de seus pais.

    2 - Na primeira vez que se encontram, Marie, após chegar no convento, foge de todas as irmãs. A irmã Marguerite então sobe na árvore na qual a menina se esconde e toca levemente a mão de Marie, que percebe o contato e inicialmente responde pacificamente, para depois, ao não reconhecer a face da irmã, empurra-la da árvore.

    3- Porque elas achavam que o comportamento da menina iria impossibilitar sua educação.

    4 - Um canivete(faca). Esse objeto a lembrava de sua casa e de sua infância.

    5 - Por meio da fala e principalmente dos sinais, visto que a maioria das freiras e os internos do convento era surda.

    6 - Principalmente pelo tato, utilizando as vezes outros sentidos para auxiliar a menina a reconhecer objetos, fazendo-a tocar o objeto e depois a mão da irmã que está formando o sinal para o objeto. Depois, foi possível usar letras de madeira para ensina-la o alfabeto e as palavras.

    7- Durante a hora da refeição, quando a irmã, assim como havia feito inúmeras vezes, repetidamente faz Marie tocar em seu canivete e depois no sinal para esse objeto, sendo que dessa vez Marie consegue não só repetir o sinal como faz também o sinal para outros objetos que estavam na mesa, demonstrando finalmente aprender os sinais e seu o propósito para a comunicação.

    8- As palavras olá e mãe.

    9- Após a morte da irmã Elizabeth, quando ela procura pela respiração e batimentos da irmã e percebe que estão ausentes.

    10- Porque Marguerite achava que Marie não estava preparada para perdê-la, considerando que as duas tinham uma relação de mãe e filha.

    O ponto alto do filme é a relação entre a irmã Marguerite e Marie. A insistência da irmã para ensinar Marie é inspiradora, assim como a inteligência da menina ao finalmente compreender o que a irmã tentava ensiná-la, rapidamente aprendendo inúmeras novas palavras. Além disso, a relação de mãe e filha entre as duas surge e se desenvolve durante o filme, tornando-o emocionante. No final, a história de Marie demonstra ser uma de superação a todas as barreiras impostas a ela pela sociedade da época, visto que ela e desenvolveu-se e tornou-se independente, e passou o resto de sua vida seguindo o exemplo de Marguerite e ajudando outras crianças cegas e surdas que chegavam ao convento.

    ResponderExcluir
  14. Emanuel Bonfim Claudino Pereira

    1.A negligência por parte dos pais de Marie, que acreditam que o comportamento dela seja algo que ela faz por “birra”. No entanto, sabe-se que a garota, no início, acha que qualquer toque seja algo que irá lhe fazer algum mal.

    2.Quando o pai leva Marie ao convento, primeiramente, há uma tentativa de fuga da menina, que acaba subindo em uma árvore, com isso, Marguerite é escolhida para tentar convencer a menina a descer. Para Marie não se assustar, a irmã cria uma linguagem corporal, levando a mão da garota ao seu rosto.

    3.Pela atitude agressiva de Marie, que se revoltava contra qualquer ensinamento que tentavam passar a ela, tendo em vista que ela ficava com medo.

    4.Um canivete. O objeto lembra a infância da garota.

    5.A comunicação acontece por linguagem de sinais, tendo em vista que as crianças e algumas irmãs eram surdas.

    6.A principio, Marie se apresenta muito rebelde, pois nunca lhe ensinaram nada e qualquer coisa lhe causava medo. Com isso Marguerite encontrou muita dificuldade no começo para educar a garota, mas com o passar do tempo, ela foi acalmando a garota, e repetindo varias vezes aquilo que ela queria ensinar, até que Marie conseguisse compreender e assimilar o que era repassado.

    7.Quando Marguerite aproveita o objeto que Marie tinha maior apreço, que era o canivete, para poder ensiná-la que servia para cortar.

    8.A palavra que o pai quer saber é “Olá” e a que a mãe quer saber é “mamãe”.

    9.Marguerite leva Marie até o corpo da irmã que havia falecido, e mostra que não há mais batimento nem respiração naquele corpo, caracterizando a morte.

    10.Pois com a morte de uma irmã, Marguerite deu a entender a Marie que um dia também iria morrer, e que não queria que a garota sofresse tanto, tendo em vista que tinham se apegado bastante. A doença era tuberculose.

    Como foi citado anteriormente, a negligência dos pais. Além disso, o fato da irmã não desistir de passar ensinamentos para Marie, mesmo diante de toda dificuldade imposta pela garota, no começo.

    ResponderExcluir
  15. DAVID BALBINO PASCOAL
    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    As diversas barreiras que impossibilitariam qualquer estratégia ou forma de ensino que não fosse a rigidez das regras do convento, bem como a rebeldia da personagem como característica de suas deficiências auditivas e visuais que, para as características que a mesma estava inserida, impossibilitariam o estabelecimento das perspectivas socio-educativas.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Inicialmente foi imparcial e como qualquer outra coisa que não fosse sua família: algo estranho e diferente de suas concepções que traziam um sentimento/ sensação de anormalidade. Após ser entregue para a irmã, esses sentimentos foram aflorados e agravados pela percepção de que ela perdeu seu mundo, sua vida anterior para viver num constante mundo desconhecido e assustador que era as novas regras que a irmã tentava adotar com a menina.
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Pela sua completa diferença das demais caracterizada pela falta de bons costumes ou até mesmo de perspectivas sociais de interação que, ao ver das irmãs da ordem, era uma demonstração de rebeldia e agressividade de uma pessoa que era surda como elas mas que, além disso, desconhecia qualquer convenção de convivência por também ser cega.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete que, para ela tem valor sentimental que lhe doa segurança e fraternidade por lembrar do conforto da sua família.
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Prevalentemente em libras, afinal, era um convento de surdas. Entretanto, com a personagem não acontecia nenhum tipo de comunicação antes que ela fosse educada para as libras através do tato.
    6- Como se dar a educação da menina?
    Em um longo processo de experiências insatisfatórias com a língua de sinais através do tato com uma menina que não conhecia nenhuma definição ou assimilação de objetos, sentimentos, desejos. Em que, posteriormente, com muita insistência e através de seu objeto de mais apego sentimental (o canivete) conseguiu-se instituir, nela, a assimilação e o primeiro significado de sua vida: Cutô.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Depois de muita insistência de sua educadora que lhe ensinou como pedir ou desejar seu objeto de mais apreço sentimental, seu canivete.
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    O pai quer saber como é “OI” e a mãe como é “mamãe”
    9- Como ela conhece a morte?
    Após tocar na madre superior que morreu e sentir que ela não respirava mais diferente dos sopros que sentia em sua mão em que sua educadora exemplificou.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque ela não queria que a menina se isola-se novamente ou atingisse sentimentos que ainda não foram explicados com a sua possível morte chegando. Não se saberia como seria a reação da menina, não se sabe qual seria a assimilação dela com a morte de sua educadora que tanto se tornou apegada.

    ResponderExcluir
  16. DAVID BALBINO PASCOAL
    O filme em si comove pela gigantesca barreira instituída para uma menina surda e cega que, além de não ter nenhuma interação social, tinha sua situação mais agravada pela extrema rigidez e padronização do ambiente em que vivia. A história de uma irmã que decidi ir na contramão de sua realidade e enfrentar os desafios que é educar uma menina sem qualquer tipo similar de meios de comunicação e interação, é uma grande motivação para quem assiste o filme, bem como inspiração para proporcionar, como acadêmicos de medicina e futuro médicos, uma novo panorama de inclusão para surdos e, essencialmente, para surdos cegos que possuem uma característica bastante especial e natural do ser humano que transcende as teorias filosóficas dos contratualistas que indicavam a lei, o contrato como ordem social. Afinal, não foram as regras que possibilitaram a educação da personagem, mas sim sua interação social com sua educadora.

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Maria Eduarda Gleife Leite de Novaes
    1) O comportamento da personagem principal, onde ela era rebelde e explosiva. Passando uma imagem de que ela não teria condições de progredir e se tornar uma pessoa que iria ter o conhecimento da libras.
    2) Primeiro foi necessário que uma irmã levasse a menina amarrada com ela, chegando lá ela teve o primeiro contato ao tocar nas irmãs, sobre o seu rosto e o cheiro delas. Ou seja, a partir do tato e olfato.
    3) Porque ela era uma menina descontrolada, agressiva e rebelde. Onde era praticamente impossível as irmãs terem controle sobre ela.
    4) Um canivete. É um objeto que relembra da infância e da família dela.
    5) Por linguagem de sinais.
    6) Inicialmente é muito difícil essa comunicação devido a inquietação da menina, mas posteriormente, com a paciência e calma de uma irmã, foi possível ensinar a menina através do toque nos objetos e demonstração na mão dela da libras.
    7) Quando ela tava na mesa de refeição e a irmã repete canivete inúmeras vezes em libras.
    8) Queriam saber como era pai, mãe e olá.
    9) Quando ela não sente mais o movimento que a respiração causa no corpo.
    10) Como a doença era incurável, a irmã não queria que a menina sofresse, já que ela tinha um grande sentimento, por isso escondeu sua doença.

    O filme nos traz a lição de que com a calma e paciência tudo pode ser alcançado e que a surdez não é uma limitação na vida de ninguém, pois a linguagem de sinais existe para que não haja isto.

    ResponderExcluir
  18. Aluno: Francisco de Assis Chaves Neto
    1-O comportamento estressado e raivoso, da protagonista, e a dificuldade que iria ser para conseguir se comunicar

    2-a menina subiu em uma árvore, e para não se assustar, a irmã leva a sua mão ao rosto

    3-pois ela é agressiva, dificultando o aprendizado

    4- o canivete, pois recorda quando criança

    5- por língua de sinais

    6- no começo foi difícil, pois a menina se assutava com as coisas. Logo depois, ela foi se acostumando, e sempre tocando no objeto, seguida da linguagem de sinais

    7-quando esta na mesa de refeições e a irmã repete diversas vezes canivete(faca)

    8- queriam saber como era mãe, pai, ola..

    9- No momento em que ela para de sentir o movimento de respiração

    10-pois ela não estava preparada para se separar, pois tinha uma relação muito próxima

    A persistência da irmã em conseguir educa-la, fazer com que consiga se comunicar, em quanto todos achavam que ela não iria conseguir, e que a menina era um caso perdido.

    ResponderExcluir
  19. Taianne Maria da Cruz Rocha
    1. A família demonstrou não saber lidar com a situação, cuja filha é cega e surda e não consegue se comunicar. Da mesma forma, logo ao encontrar com as freiras, essas também demonstraram certa dificuldade com a menina Marie o que nos mostra as barreiras para sua inserção adequada no convívio social.
    2. A irmã ver de longe a menina que chega e se atenta para entender o que está se passando. A menina, assim que chega, tenta fugir e sobe em uma árvore. A irmã Marguerite também sobre nessa árvore para convencer a menina desce. Aqui ocorre o primeiro contato, esse através do tato.
    3. Isso porque a menina vivia com medo/assustada. E, acabava adotando comportamentos agressivos e “rebeldes” como forma de se proteger. Por não aderir muito bem aos ensinamentos das irmãs da ordem, essas pensaram em não aceitá-la.
    4. Um canivete. Ela recebeu quando mais nova e se apegou a ele.
    5. A princípio a comunicação é bem difícil. Porque a menina não apresenta modos nem saber a linguagem de sinais. Após Marie aprender a linguagem de sinais a comunicação se dá por ela.
    6. Se deu, apesar das dificuldades, pela insistência da irmã em apresentar os objetos para a menina e em seguida demonstrar o sinal na palma da mão para que ela pudesse assimilar e deixasse o medo de lado.
    7. Quando a irmã ensina a menina a pedir pelo canivete, seu objeto de maior apreço, sabendo que ele poderia cortar, ensinando ela a usá-lo. E, durante as refeições ela começa a entender e ficar curiosa para distinguir os objetos.
    8. A mãe quer saber “mamãe” e o pai “olá”. A menina quer saber como chama “papai” e “mamãe” e falar que os ama.
    9. A madre superior morre e Marie é levada por Marguerite até o corpo que está sem batimento e sem respiração, ali a menina é apresentada a morte.
    10. Ela se afastou por medo da reação da menina, de como ela lidaria com a despedida já que elas construíram um vínculo tão grande e sua doença era incurável. Ela não queria que Marie sofresse.

    A lição que o filme trás é de que a persistência é fundamental. E, a calma para lidarmos com certas situações é necessária para conseguirmos enxergar melhor as alternativas a serem tomadas. E, o filme mostrou que nenhuma barreira é tão grande que não possa ser superada com respeito, amor e carinho. E, que não é uma característica/função ou a falta dela que delimita quem é você ou o que você consegue ser.

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Pedro Henrique Brandão do Nascimento

    1- A deficiência auditiva e visual que acarreta numa percepção de mundo diferente, dificuldade de comunicação e, por decorrência da sua criação, um comportamento impar.

    2- Ao se afastar de sua família ela foi levada amarrada ao convento, a irmã, mesmo com tantos obstáculos deu uma chance para a garota e aos poucos foi se aproximando, mostrando um mundo novo através do do tato e olfato.

    3- A rejeição inicial deu-se por conta do comportamento agressivo que a garota apresentava.

    4- Um canivete, que remete às lembranças de sua infância

    5- Em sua maior parte, a comunicação ocorria por linguagem de sinais.

    6- Dá-se com perseverança e da através da associação entre os objetos e a língua

    7- No momento da mesa em que a garota conseguia associar o objeto - a faca - com a linguagem que a irmã a ensinava.

    8- Queriam aprender como eram as palavras "oi"/"olá" e "mamãe"

    9- Logo depois de "sentir" a respiração e perceber os batimentos cardíacos

    10- A irmã não queria mais contato quando soube que estava doente pelo fato de achar que a menina não estaria preparada para lidar com a perda, evitando o sofrimento. A doença era tuberculose.

    O filme é muito emocionante e carrega uma história dura, apresentando uma visão de mundo diferente da que a maioria possui. Além disso, monstra que mesmo com tantas dificuldades a garota conseguiu se comunicar e aprender, que as pessoas que possuem essa deficiência não são inferiores e não devem ser renegadas.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bianca de Oliveira Bomfim Barros

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    A dificuldade que a família tem de lidar com a garota diante de suas ‘‘fragilidades’’, logo em seguida as dificuldades de impossibilitam o aprendizado, sendo elas o temperamento difícil da Marie e a rigidez que o convento estabelece, isso acaba atrapalhando o convívio social.
    2- Como se dá a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Marie é levada ao convento pelo seu pai e tenta fugir subindo em uma árvore, a irmã se aproxima e sobre na árvore também para tentar convencer a garota a descer, usando para isso o contato físico (tato) para acalmar a garota.
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Porque Marie não tem um comportamento esperado para um convento, sua rebeldia e falta de convívio social são uns dos principais motivos. Além disso, elas desconheciam a maneira de lidar com a garota que além de surda é cega.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete, pois ela ganhou quando era mais nova e isso a fazia lembrar algo familiar, algo conhecido.
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Principalmente em língua de sinais, já que as irmãs eram surdas. E a garota depois de um tempo também aprenderá através do tato.
    6- Como se dá educação da menina?
    Através da língua de sinais usando como instrumento para isso o tato, apesar da grande dificuldade já que a garota não tinha conhecimento do que eram as coisas, os sentimentos. Para isso foi usado o canivete (seu objeto familiar) e foi a primeira coisa que ela conseguiu assimilar, o cutô.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Após muita insistência quando a irmã ensina para a garota a pedir o canivete, que era seu objeto desejável.
    8- Quando ela encontrou seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    A mãe quer aprender ‘’mamãe’’ e o pai quer aprender como falar ‘’oi’’.
    9- Como ela conhece a morte?
    Quando a madre superior morre. Ela a tocou e sentiu que não havia mais respiração. Como a irmã havia explicado mostrando o ‘’vento’’ que a respiração gerava.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque ela não sabia como a menina reagiria a possibilidade de saber que sua morte poderia estar chegando, até porque elas construíram um laço forte. A irmã queria evitar a dor de Marie. A doença era Tuberculose.

    O filme mostra que é necessário persistir independente dos obstáculos que encontraremos durante a caminhada, além de enfatizar a calma necessária para lidar com algumas situações. É necessário ressaltar que não há obstáculo grande o suficiente que a compreensão, paciência, amor e cuidado não consiga vencer. A surdez e cegueira tornam-se pequenas quando a dedicação é grande o suficiente.

    ResponderExcluir
  23. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme? Uma contradição impactante, uma vez que a cena inicial mostra a leveza do contato de Marie com o vento, ela brinca com as mãos dando uma ideia de liberdade ao mesmo tempo em que é possível observar que ela está amarrada e com trajes e aspecto sujo.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã? Através de uma conexão tátil, em que Marie que se encontrava em cima de uma árvore toca no rosto da irmã Marguerite.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez? Porque o Instituto Larnay era destinado para meninas surdas e Marie Heurtin nasceu surda e cega, além disso, o comportamento rebelde da garota influenciou nessa decisão.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás? Canivete. Lembranças da infância com sua família.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs? Através da língua de sinais.

    6- Como se dar a educação da menina? Depois de meses de tentativa devido à rebeldia de Marie a irmã Marguerite com toda a sua persistência consegue educar e ensiná-la a língua de sinais.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais? Depois de muitas tentativas da irmã Marguerite de ensiná-la a relacionar um sinal com a mão ao objeto faca, no ambiente onde se fazia as refeições do convento, ela consegue reproduzir e entender o que estava sendo ensinado.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais? O pai a palavra “Olá” e a mãe a palavra “Mãe”.

    9- Como ela conhece a morte? Através da morte da irmã Elisabeth a irmã Marguerite ensinou a Marie o que era a morte.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa? Ela quer se afastar da Marie para evitar que ela sofra e também por receio de retrocesso em sua aprendizagem, uma vez que tudo isso aconteceu quando a irmã Marguerite teve que se ausentar do Instituto Larnay por um tempo. A doença é Tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.
    O filme é singelo e forte, durante a trama é possível observar essa contradição, e o que me chamou atenção foi à persistência da irmã Marguerite para tornar Marie uma pessoa sociável. Ela ensinou, apesar de toda a resistência inicial de Marie, tudo o que ela precisava desde noções básicas de cuidado com ela mesma até a comunicação por meio da língua de sinais para que recebesse certa autonomia. O filme é uma história linda de superação.

    ResponderExcluir
  24. Aluna: Monisy Yally da Nóbrega Lemos.
    2º Periodo/ Turma: B

    1) O primeiro impacto ao assistir o filme é ver que Marie está ‘presa’ pois não consegue ser compreendida por sua família, então tem atitudes rebeldes devido a sua deficiência já que não consegue entender o que os outros querem e nem demonstrar o que quer.
    2) Há uma grande dificuldade de comunicação com Marie quando ela chega ao instituto, pois a mesma não está acostumada com a linguagem. Porém, a freira Margueritte, toma a frente e decide ajuda-la, a freira mostra como se expressar apesar de suas limitações, ensinando-a assim a linguagem de sinais.
    3) Marie nasceu cega e surda, tinha seu próprio mundo, um mundo de silencio e solidão e não conseguia se comunicar com as outras pessoas. Devido a essa dificuldade, tem atitudes violentas, grita, não deixa que le deem banho e outras questões básicas de higiene. Então, a madre superiora a recusa num primeiro momento.
    4) O objeto que Marie mais tem apego é um canivete, que traz lembranças de sua infância e então ela aprende o primeiro sinal que é o movimento de cortar.
    5) o instituto para meninas surdas, a comunicação se dá através da linguagem de sinais.
    6) a Educação de Marie se dá quando a irmã Margueritte decide tirar a menina de seu universo particular. Com muita paciência e persistência, já que de início a comunicação foi difícil, pois Marie não confiava em Margueritte que até então era uma estranha para ela. Com o decorrer da trama as duas desenvolvem uma relação maternal e Margueritte toca os objetos com a mão da menina e assim consegue ensinar a Marie a linguagem de sinais.
    7) Margueritte se aproveita do horário em que a menina vai fazer alguma refeição. O momento em que Marie aprende o movimento de cortar utilizando uma faca, tudo começa a fazer sentido para a menina.
    8) A mãe de Marie pergunta como se diz MAMÃE e o seu pai OLÁ
    9) quando uma das irmãs morre. Marie toca o cadáver e sente que não há mais respiração ou batimento cardíaco
    10) as duas desenvolvem ao longo do filme uma relação muito forte, de mãe e filha. Só que Margueritte é muito doente, tem tuberculose e teme a reação de Marie após sua morte então decide se afastar para a menina não sofrer.

    O filme nos leva a uma reflexão sobre as dificuldades que as pessoas cegas e surdas enfrentam e o quão importante é a comunicação. Também nos dá uma lição sobre fé, amor e doação.



    ResponderExcluir
  25. Isabela Lins Cavalcanti

    1- Uma criança especial que vivia como um verdadeiro animal, pois seus guardiões não sabiam como lidar com ela. Até que um dia alguém que entendia do assunto, em parte, quis tentar ajudar aquela criança a sair daquela condição bestial, e começar a entender o mundo ao redor dela.

    2- Quando a menina chega ao convento, tentam uma comunicação com ela, mas ela foge. A partir desse ponto, a irmã Marguerite tenta comunicar-se de forma diferente, através do toque da mão da menina no seu rosto, e com repetição, para que a menina comece a fazer alguma associação.

    3- Por causa do comportamento agressivo e animalesco da menina, além da tentativa de fuga.

    4- Um canivete dado pela mãe, que lembra muito a infância da garota.

    5- A comunicação no convento era feita por linguagem de sinais, já que todas as meninas eram surdas. Foi maltratada desde que chegou, possivelmente por suas características arredias.

    6- A educação da menina acontece através da linguagem de sinais, que ela teve dificuldade de aprender devido a sua rebeldia e espirito livre.

    7- Após longo esforço da irmã em ensinar a menina a fazer o sinal da palavra “faca” nas mãos, depois de vários dias ela finalmente consegue e a partir daí ela vai progredindo muito, e começa a querer entender e reproduzir as outras palavras.

    8- Como dizer Olá, Pai e mãe e conseguir dizer que ama.

    9- Quando ela encosta no corpo da irmã e percebe que não sente mais nada, nem a respiração e nem os batimentos cardíacos.

    10- A irmã tem medo que a menina sofra com sua morte e também não se sente pronta para dizer adeus, mas depois ela aceita ter uma última conversa com a menina. A doença era tuberculose.

    Resumo:
    O filme é bastante emocionante, a relação que se formou entre as duas mostra a importância da esperança e da paciência. Diante de tantas dificuldades do início, a irmã conseguiu cuidar da menina, ensiná-la a se portar melhor e a ensinou a se comunicar. Além disso, a menina, aprendeu com a freira a ser carinhosa e passou a ter uma vida muito mais feliz e completa. O mais bonito é ver, ao final do filme, a preocupação da menina em cuidar da irmã que adoeceu e de ficar junto dela até o dia de sua morte. É lindo perceber o quanto a insistência dessa freira mudou toda a perspectiva de vida de Marie, que antes se comportava de maneira bestial. Com ela, Marie aprendeu a se comunicar, aprendeu sobre Deus e sobre o amor e transformou-se em uma menina muito boa, carinhosa e prestativa, o que só foi possível graças aos ensinamentos daquela caridosa irmã.



    ResponderExcluir
  26. Renata da Silva Souza

    1- Uma menina surda e cega que vivia de maneira semelhante a um animal, pois seus pais não sabiam como lidar com a situação. Até que um dia a irmã apareceu, e quis ajudar aquela pobre garota, e a levou para o convento de meninas surdas.

    2- Quando Marie chega ao convento, é tentada uma comunicação, mas ela foge. A partir daí a irmã tenta comunicar-se de forma diferente, por meio do toque da mão da menina em seu rosto, para que ela comece a fazer associações e entenda as coisas ao seu redor.

    3- Por conta de seu comportamento agressivo e cheio de rebeldia, além da tentativa de fuga.

    4- Um canivete que a mãe dela deu, para lembrá-la da sua infância

    5- A comunicação no convento para meninas surdas era feita por linguagem de sinais. Foi maltratada quando chegou, por causa de seu comportamento animalesco e arredio.

    6- Sua educação acontece por meio da linguagem de sinais e toque no rosto e nas coisas. Ela teve muita dificuldade em aprender.

    7- Depois de longo esforço da freira em ensinar a menina a fazer o sinal da palavra FACA com as mãos, após vários dias a garota finalmente consegue fazer e entender o sinal, a partir daí ela avança muito no aprendizado.

    8- Aprender a dizer Olá, Pai e mãe.

    9- Quando ela se encosta no corpo da freira e percebe que não sente a respiração e nem os batimentos no peito da irmã.

    10- A irmã teme que Marie sofra com sua morte e não saiba lhe dar com isso, e também pois sua doença era contagiosa, era a Tuberculose.

    Resumo:
    O filme me tocou muito, ele nos mostra que com paciência e perseverança e esperança nós podemos mudar a vida de uma pessoa e fazer a diferença. com deficiência. Quando muitos não acreditavam, a irmã Marguerite transformou a vida da menina, a ensinou a viver, amar, se comportar e entender que o mundo também foi feito para ela.

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Gabriela Moreira Lopes

    1- O primeiro impacto que senti ao assistir o filme foi, definitivamente, relativo a grandeza de compaixão da irmã e também de sua persistência e dedicação ao se propor ajudar a jovem que era tida como um caso perdido por todos os outros.

    2- Não só a primeira comunicação, mas sim as primeiras tentativas de comunicação entre a menina e a irmã não são muito bem sucedidas, visto que a menina foge quando a irmã tenta criar uma comunicação com ela assim que ela chega ao instituto e após, quando ela a encontra na casa e a menina reage ao contato tentando fugir também. Porém, após, com bastante persistência, a irmã Marguerite consegue finalmente se comunicar de fato com ela ao criar certa confiança na relação das duas, utilizando o toque em seu rosto para reconhecimento da menina.

    3- Porque a menina, a princípio, se mostrava extremamente resistente as tentativas de educação e comunicação, se mostrando muitas vezes agressiva como reação aos ensinamentos.

    4- O objeto ao qual ela é apegada é um canivete, que a lembra de sua infância.

    5- O convento se trata de um instituto educacional para surdos e mudos, sendo assim a comunicação acontece através da linguagem de sinais.

    6- Como dito anteriormente, a princípio, há grande dificuldade, pois, a menina nunca teve esse tipo de contato anteriormente, sentindo-se então muito inquieta por não entender muito bem o que se espera dela. Com o passar do tempo e o aumento da confiança na relação da irmã com a menina, ela passa a usar o toque associado com a linguagem de sinais para se comunicar.
    7- Quando a irmã percebe que a menina está aprendendo cada vez mais, ela passa a ensiná-la na hora da refeição, após vê-la usando seu canivete para cortar a comida, a partir daí, ela consegue ensiná-la a associar o sinal ao ato de cortar, sendo o primeiro sinal aprendido.

    8- Quando os encontra novamente, eles perguntam como dizer “olá”, “pai“, “mãe” e ela diz para eles como está feliz e que os ama.

    9- Ao tocar na irmã que faleceu e perceber sua falta de reação, após isso a irmã Marguerite mostra que ela não respira e não apresenta batimentos cardíacos em seu peito, ensinando pra ela sobre a morte.
    10- Foi uma forma de tentar proteger a menina para que ela conseguisse se adaptar a ficar sem a irmã, visto que a doença da irmã era incurável e a menina teria que prosseguir a vida sem a irmã com ela.

    O filme toca principalmente através do vínculo criado entre a irmã e a menina. Bem como pelo altruísmo visto nas ações da irmã, que visavam simplesmente ajudar a menina, sem querer nada em troca, não importando quão difícil estava para criar aquela comunicação. O amor e a dedicação demonstrados dão uma sensação de esperança em um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  28. Larissa Farias Wanderley

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    O comportamento selvagem da menina decorrente a da falta de compreensão de suas condições por parte da família

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    No primeiro contato a reação da menina é fugir mas mesmo assim a Irma Marguerite não desiste e tenta ensinar a menina a linguagem de sinais

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Devido ao jeito rebelde da menina

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete que tras lembranças da sua infância

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Era um convento constituído por uma significativa parcela de pessoas surdas, como consequência disso a comunicação neste era voltada para a linguagem de sinais

    6- Como se dar a educação da menina?
    No inicio a menina mostra resistência, fazendo de sua educação um processo lento e difícil, no entanto, ao decorrer do filme a persistência da irmã faz com que ela passe a responder bem as tentativas de educa-la

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Quando a irma passa a tentar ensinar a linguagem de sinais com base no objeto de maior valor afetivo por parte da menina, o canivete

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    O pai oi/ola e a mae mamãe

    9- Como ela conhece a morte?
    Quando uma das irmãs morre a menina percebe sua morte pela ausência da respiração e batimentos cardíacos

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    A Irma estava com tuberculose e por ter uma ligação forte com a menina ela temia que esta não suportasse sua partida, decidindo assim se afastar da menina

    O filme mostra que por mais que alguma limitação ou situação atípica pareça comprometedora com compreensão e persistência é possível superar qualquer barreira.

    ResponderExcluir
  29. Thamires Fontes Rocha.

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Primeiramente, da irmã ter imensa compaixão pela garota e de se responsabilizar, junto à Madre superiora, em ensinar a menina a aprender a se comunicar, mesmo a menina sendo deficiente visual e auditiva de nascença, e apresentando comportamentos de rebeldia. Segundo, pela irmã não desistir da garota diante do difícil processo de aprendizagem, sendo, muitas vezes, incompreendida pelas outras irmãs.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A primeira comunicação entre a menina e a irmã é mal sucedida. A menina se encontra em cima de uma árvore do instituto, e não quer se comunicar com ninguém, apresentando medo e, ao mesmo tempo, indignação por desconhecer o local em que está. A irmã sobe na árvore para fazer com que a menina desça com segurança, mas, esta a rejeita, e a irmã acaba caindo da árvore. Após isso, a irmã vai em busca da menina em sua residência, e a traz para o instituto amarrada e em um carro de mão, onde começará o longo período de ensino da língua dos sinais e dos bons hábitos de convivência e higiene.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Embora o instituto seja para crianças surdas, a protagonista também apresenta deficiência visual, o que torna o processo da comunicação mais difícil. Além disso, a menina apresenta comportamentos de raiva, não permite que seja tocada, que seus pés sejam calçados e não penteia os cabelos. Para as irmãs da ordem, é uma menina extremamente indisciplinada.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete, pois remonta à sua infância com a família.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Algumas irmãs são surdas, então, na maioria das vezes, a comunicação ocorre mediante a língua dos sinais.

    6- Como se dar a educação da menina?
    A educação da menina é um processo demorado e difícil, pois a mesma não queria tomar banho, utilizar talheres, pentear os cabelos, calçar os pés. A irmã que assumiu a responsabilidade nesse processo registrava em seu diário a trabalhosa missão de ensinar a menina a ter hábitos de higiene e também de aprender a língua dos sinais. A irmã fazia com que a menina apalpasse os objetos e fazia o sinal correspondente em sua mão para que a garota pudesse fazer a associação entre os objetos e os sinais.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    No momento em que está no refeitório com a irmã e faz o primeiro sinal que corresponde à palavra “faca”.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    “Oi”, “pai”, “mãe”.

    9- Como ela conhece a morte?
    A irmã Marguerite leva a menina para tocar na irmã que tinha falecido, para que a garota percebesse que não havia mais respiração e nem os batimentos cardíacos. A irmã Marguerite demonstra através dos sinais na mão da garota a presença e a ausência da respiração.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque a irmã sabe que o seu vínculo com a menina era muito grande, não desejando que a garota sofresse com sua ausência, já que estava acometida por uma doença incurável. A irmã tinha tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.

    A necessidade da empatia e da solidariedade do ser humano em poder contribuir com a socialização dos indivíduos que apresentam alguma deficiência, afim de que estes possam se comunicar e se relacionar com o mundo, expressando seus sentimentos e vontades. Todos têm o direito de viver com dignidade, respeito e usufruir das oportunidades de maneira igualitária. As pessoas devem ter essa consciência e se sensibilizar com a necessidade do outro, não agindo com preconceito ou indiferença. O filme traz essa brilhante reflexão!

    ResponderExcluir
  30. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme? Ela não possui e nenhuma forma de comunicação e era muito agressiva , a parte que foi amarrada quando estava na floresta foi muito impactante .
    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã? Através de toques nos rostos para reconhecer algumas características .
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez? Por causa da sua agressividade excessiva e também por ser cega e surda .
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás? Uma faca , que trás lembranças da sua infância .
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs? Pela linguagem de sinais.
    6- Como se dar a educação da menina? Devido aos vários ensinamentos de Marguerite ela aprendeu diversas coisas que ela não conhecia e percebeu que o tato era a principal forma de educação , tudo isso devido a uma imensa paciência e persistência da Irmã.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais? Através da faca que ela utilizava para cortar os alimentos .
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais? Olá e mamãe .
    9- Como ela conhece a morte ? Quando uma das irmãs morre, e ela menina percebe a sua morte pela falta da respiração e dos batimentos cardíacos.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa? Pois ela estava com tuberculose , e tem receios que a menina contraia essa doença por isso prefere o distanciamento.

    ResponderExcluir
  31. TAYNARA NUNES QUEIROZ – 2º “B”
    1) O primeiro impacto que observei foi o drama vivido por Marie diante da sua surdez e cegueira. Além de que, sua família não sabia lidar com essas dificuldades, deixando transparecer que a mesma não conseguiria progredir na sua comunicação.

    2) Ao chegar no instituto as irmãs não queriam aceitar Marie por acreditar que ela seria um caso perdido e sem progresso. Porém, uma delas, a Marguerite, não desiste e convence a deixá-la no convento e foi a partir disso que a irmã começa se comunicar com Marie através do toque da mão, como uma forma de reconhecimento, iniciando o seu processo de comunicação.

    3) Pelos comportamentos agressivos de Marie, não deixando espaço para que as irmãs pudessem educá-la.

    4) O seu canivete e ele faz ela lembrar da sua infância com seus pais.

    5) O instituto cuidava de crianças com deficiência auditiva e outras, por isso, a comunicação entre elas era através da linguagem de sinais.

    6) Foi um aprendizado com processos bem complicados, pois a menina não se deixava ser educada, agindo de forma agressiva quando a irmã tentava ensinar algo. Porém, a irmã não desistia e começou a ensiná-la através do toque nos objetos, nas pessoas e logo em seguida mostrava os nomes através das Libras, com isso Marie foi aprendendo a se comunicar.

    7) Começou quando Marguerite percebeu que o canivete era o objeto que mais tirava a atenção de Marie, com isso começou a ensinar através dele, já para fazer com ela se interessasse mais e foi a partir daí que comunicação entre elas teve progresso.

    8) Quando se encontra com os pais, o pai se interessa por “olá”, já a mãe por “mamãe”, além de dizer que os amava.

    9) Marguerite a leva até o corpo da irmã falecida, mostrando que não havia mais respiração, fazendo sopro na mãos de Marie, para fazer essa comparação e mostrar que isso significava a morte.

    10) Por terem se tornado bem unidas, a irmã ao descobrir que estava doente, com uma doença incurável, não quer mais ter contato com Marie, apenas pensando em preservá-la, pois tinha medo da reação dela, por talvez não conseguir lidar com sua morrer. A doença era tuberculose.

    O filme me tocou no emocional, pelo fato de que Marguerite e Marie, mesmo no início sendo apenas duas desconhecidas, construíram um vínculo lindo, uma laço familiar. Além de que mostra que quando se têm persistência e amor pelo que faz, tudo progride, pois mesmo muitos não acreditando que Marie iria conseguir, até mesmo seus pais, Marguerite mostrou o contrário e que mesmo passando por muitas dificuldades, se doou integralmente pela educação de Marie, tirando suas limitações.

    ResponderExcluir
  32. Centro Universitário Cesmac
    João Timóteo de Andrade Júnior
    2º Período “B” - Medicina

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

    No inicio do filme, quando a jovem está indo para a instituição que era longe de sua casa, amarrada em uma carroça, o que demostra a forma como ela era tratada, um animal selvagem.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

    A comunicação só ocorre quando a irmã consegue ensinar pra ela, depois de tanta insistência e perseverança, a palavra “faca” por meio do código de sinais.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?

    Porque Marie era surda e cega. E na instituição religiosa que ela foi só tinha experiência com surdos não cegos.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?

    O canivete, que seu pai lhe deu. As lembranças eram a de sua família e da sua casa, além de ser uma distração para ela.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A partir da linguagem dos sinais, por meio do tato e, também, do cheiro.

    6- Como se dar a educação da menina?

    A irmã Marguerite através de muita insistência e repetição utilizou a comunicação através do tato, ou seja, pegava um objeto e fazia os sinais sobre a palma da mão.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

    Quando a irmã consegue ensinar pra ela, a palavra “faca” por meio da linguagem de sinais.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

    “Mãe”, “pai” e “eu te amo”.

    9- Como ela conhece a morte?

    Uma das irmãs do convento morre e Marguerite decide mostrar a menina o que é a morte.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

    Para evitar o sofrimento dela e da Marie. Tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.
    O filme francês “A linguagem do coração”, demonstra a dificuldade na comunicação de uma criança (Marie) surda e cega naquela época, Entretanto, mesmo com todas os obstáculos e esforços, a irmã Marguerite com muita perseverança, não desiste de Marie e insiste em conseguir educa-la, o que ocorre no final do filme. Além de que Marie ajuda outras crianças com suas mesmas deficiências após a morte da irmã.

    ResponderExcluir
  33. Luana Guimarães Lima Cabral P2 B
    O fato de ser renegada pela família devido as suas limitações visuais e audíveis, além de sua também limitada “liberdade” ao entrar de encontro com um novo lugar e mostrando-se repreensiva.
    Após chegar ao instituto, seu comportamento antissocial a torna indesejável e imcompreendida pelas freiras, com exceção da irmã Marguerite que a enxerga como uma criança necessitada de ajuda e começa a usar a linguagem dos sinais.
    Devido ao seu comportamento também violento e o fato dela, além de surda, ser cega. De forma que dificultava o ensino pelas irmãs.
    Um canivete que a lembra do seu tempo de infância e de seus pais.
    Através da linguagem de sinais.
    Se mostrando resistente aos ensinamentos, Marie dificultava seu aprendizado agindo de forma agressiva. Porém, a insistência da irmã Marguerite através do toque dos objetos foi, aos poucos, conseguindo ensinar os nomes e significados.
    A partir do canivete, a irmã percebe a importância dele para Marie e a partir dele começa a comunicação e progresso.
    O pai se interessa por dizer “Olá” e a mãe “Mamãe”
    Quando a irmã Marguerite a leva para tocar no corpo da irmã falecida e ela sente a falta de respiração e batimentos através do toque.
    Devido ao laço criado entre elas, a irmã de forma solidária quer privar Marie desse sentimento e despedida, com medo de sua reação. A doença era tuberculose.
    Filme emocionante pois mostra a realidade e dificuldade de acesso a um ensino completo, além das limitações na vida pessoal e de todos que vivem ao redor. Além da força de vontade e compaixão da irmã para ajudar Marie apesar de todos os empecilhos.

    ResponderExcluir
  34. 1)) a primeira impressão que eu tive foi de uma jovem bastante rebelde e limitada por não ter aprendido a conviver com suas limitações

    2) através do tato.
    3)porque ela foi a primeira jovem cega no convento. Eles só tinham experiência com os surdos e mudos
    4) o canivete pois guardava lembranças de suas família
    5)inicialmente pelo tato, cheiro e depois pela linguagem de sinais
    6)a educação da jovem foi bastante difícil no início e só foi possível qdo a irmã Margareth obteve sua confiança podendo , a partir daí, lhe ensinar a linguagem de sinais
    7)durante a refeição qdo ela aprendeu como se expressa a palavra garfo
    8)mamãe/pai/eu te amo
    9)através da morte de uma das irmãs do convento
    10)a fim de evitar maiores sofrimentos para a jovem
    A doença era tibercutube
    O filme relata uma história que envolve amor, persistência, amizade e muito poder d superação. Uma das.partes mais marcantes foi o.momento em q a jovem se entrega aos cuidados da irmã e se permite aprender a linguagem de sinais e a partir daí evoluir para se tornar uma pessoa sociável.

    ResponderExcluir
  35. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    A menina é muito rebelde e tem uma liberdade limitada, mostrando que tudo isso está ou pode ter ligação com sua deficiência auditiva e de visão.
    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A menina é levada para o convento algemada no braço da irmã e dela para que esta não fuja e durante todo percurso Marie é rebelde.
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Por suas fugas constantes e sua agressão e rebeldia.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete que a faz lembrar de seus pais.
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A comunicação na maior parte era com a linguagem de sinais, pois as crianças e algumas irmãs eram surdas.
    6- Como se dar a educação da menina?
    Perseverança e paciência da irmã Marguerite, que faz a menina entender e descobrir objetos e seu próprio corpo.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Pelo seu canivete, a irma demostrava a linguagem de sinais varias vezes na mao de Marie.
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Pai pergunta “ola” e a mae “ mamãe”
    9- Como ela conhece a morte?
    Uma irma morre e Marguerite a faz sentir o cadáver, como a ausência de batimentos cardíacos e respiração.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Marguerite demonstra para Marie que também irá morrer e sente a menina muito apegada a ela e despreparada para a perda. Tuberculose
    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.
    O filme é muito emocionante por tratar do amor, conhecimento, apego, aprendizagem e sobretudo perseverança.
    Clara Kyteria de Souza Cavalcante

    ResponderExcluir
  36. 1. o primeiro impacto que tive foi ao tentar me colocar no lugar de marie, surda e cega, que vivia na escuridão. Outro ponto que me impactou foi a liberdade limitada da garota, logo no começo do filme ela se movia restringida por cordas.
    2. O primeiro contato das duas se dá quando o pai leva a menina para o convento, para conhecer as irmãs, porém a menina foge delas e sobe em uma árvore, estranhando o ambiente novo no qual estava, sobrou para a irmã marie tentar retirá-la da árvore e após marie fazer o reconhecimento por toque na face da irmã, estava quase conseguindo ter um bom contato, porém as outras irmãs atrapalharam.
    3. As irmãs não aceitaram na primeira instância, porque a menina se mostrava agressiva ao reagir às tentativas de ensinamentos e a única irmã que tomou iniciativa para isto tinha uma doença grave, que caso extrapole seus esforços, pode acabar piorando.
    4. Um canivete, pois este objeto remete ela á sua infância.
    5. Por se tratar de um convento que abrigava crianças com deficiências auditivas, a comunicação se dava por língua de sinais.
    6. Durante muito tempo a menina demonstrou grande resistência aos ensinamentos, porém de forma lenta ela começou a se adaptar ao local e ,depois de muita persistência, a irmã conseguiu ensinar um sinal.
    7. Ela aprendeu seu primeiro sinal durante as refeições, creio que com a ajuda do objeto que ela já reconhecia, o canivete, que lhe ajudou a associar o ato de cortar e o sinal que significa faca.
    8. Com muita emoção, ela se preocupa em dizer “olá” e “ mãe” surpreendendo seus pais.
    9. A menina reconheceu o significado de morte, quando reconheceu a irmã e percebeu que a pele que antes era quente e vivida, se tornou fria.
    10. Após o relacionamento das duas avançar tanto, a irmã preferiu cessar o contato das duas para que a menina não sofra por ela, pois ela acreditava que a tuberculose iria matá-la . O filme passa ensinamentos e lições importantíssimas, pois aprendemos que não devemos desistir, não importa o quão difícil a tarefa pareça ser, ainda mais quando se trata de outra pessoa, nos ensinando a importância da perseverança e da força de vontade.

    ResponderExcluir
  37. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    AS limitações ,principalmente naquela época que as pessoas surdas e cegas tinham na sociedade, a falta de estrutura e aparato para líder com eles, a falta de compreensão da deficiência e quanto a normalidade do intelecto de pessoas surdas.
    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A irmã se compadece ao perceber que a menina foi rejeitada pela escola crista, decide dar uma chance a menina, e com muito esforço até convencer a madre superiora vai até a casa da menina busca-la para leva-la ao convento.
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Pelo falta de preparo do convento que nunca havia tratado de uma pessoa surda e cega alem do comportamento agressivo e rebelde, que culminou numa tentativa de fuga de Marie.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Uma faquinha “canivete” que lembra sua infância com a familia.
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    O convento já auxiliava crianças com deficiência auditiva e além de crianças, algumas irmãs também eram surdas( provavelmente antes foram auxiliadas no próprio convento e lá ficaram). Por isso, a comunicação em sua maior parte era por linguagem de sinais.
    6- Como se dar a educação da menina?
    por meses a fio a garota demonstra rebeldia, porém com perseverança e paciência de Marguerite, Marie começa a descobrir e entender os objetos e a forma como se comunicar com o mundo ao seu redor e o seu próprio corpo também.
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    observando que ela tinha muito cuidado pelo canivete, a irmã Marguerite demonstrou através da linguagem de sinais nas mãos por várias vezes na mão de Marie, até que um dia ela reproduziu.
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    É um momento muito emocionante do filme seu pai pergunta como se diz “olá” e a mamãe pergunta como se diz “mamãe”.
    9- Como ela conhece a morte?
    infelizmente uma das irmãs do convento vem a óbito e Marguerite decide ensinar a menina o que é a morte. A menina Põe a Mão sobre o cadáver e percebe que não há batimentos no coração da Irma e nem ar (respiração) na mesma.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    logo após a morte de uma das irmãs do convento, Marguerite vai com Marie a um lugar onde as irmãs eram enterradas. Lá, Marguerite fala que irá morrer também e Marie demonstra o seu apego a ela. Ambas estavam muito ligadas e Marguerite entendeu que Marie poderia não estar pronta para essa perda.
    Wellington Alves Wanderley Lopes filho
    2º período "B"

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Vitória Andrade Nunes
    Segundo período B
    1- De primeira, ela parece uma garota feliz ao brincar no sol, mas ao decorrer do filme percebemos a dificuldades em se encaixar por conta de suas limitações visuais e auditivas, e assim, que sua vida não era tao feliz como de princípio.
    2- A menina não foi aceita pelo convento, mas a irmã Margarete insiste de forma que a menina tocasse em seu rosto e a reconhecesse como alguém que queria seu bem.
    3- Apesar da instituição acolher meninas surdas, ela era além de surda, cega, sendo muito rebelde e assim, ser de alta de dificuldade para aprendizado.
    4- a um canivete, pois remete a sua infância.
    5- como já dito, o convento já abrigava crianças com deficiências auditivas, por isso, todos sabiam e se comunicavam pela linguagem de sinais, inclusive na hora das horaçoes, uma irmã lia a bíblia oralmente e outra conduzia pela linguagem e sinais.
    6- Não foi nada fácil, uma vez que a menina resistia ao aprendizado, já que sua primeira impressão ao chegar lá foi de maus tratos pelas próprias companheiras de quarto, porem, margareti insistiu, até que a menina começou a pegar gosto pela comunicação e ter curiosidade.
    7- a irmã sabia o amor que ela tinha pelo canivete, então começou a ensinar por ele.
    8- de maneira emocionante, foi: olá e mãe..
    9- uma as irmãs do convente morre, e a irmã margareti, leva menina ate o cadáver e mostra que o coração não bate mais e que não há movimentos nem o ar da respiração.

    10- após a comoção da irma morta, margareti explica a menina que isso também pode acontecer com ela, e prefere se afastar para que ela aprenda a viver sem ela e que ela não sofra tanto com a sua partida. estava tendo um surto de tuberculose.

    ResponderExcluir