domingo, 18 de novembro de 2018

Turma do 2º Período "A" de Medicina CESMAC


Filme a Linguagem do Coração

Linhas livres para respostas


1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?

2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?

3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?

4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?

5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?

6- Como se dar a educação da menina?

7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?

8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?

9- Como ela conhece a morte?

10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?

Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.

38 comentários:

  1. Thalanna Larisse de Araújo Acioli

    O filme mostra a perseverança, o carinho e o amor acima de tudo de uma pessoa por um ser inofensivo, com medo e sem perspectiva de vida, totalmente marginalizado. O filme A linguagem do coração, como um todo, é um grande ensinamento de amor ao próximo e de que tudo é possível só basta ter fé e nunca desistir. Fica difícil dizer qual a melhor parte, mas talvez todo o processo de ensinamento da irmã Marguerite que, mesmo com muitas dificuldades diante do desconhecido, não desistiu da menina, de torná-la uma pessoa melhor e digna de assim ser reconhecida, tornando possível o que todo mundo achava impossível, tendo como resultado uma lição de vida e de dedicação ao próximo muito gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Luana Barbosa de Farias
    2° período A

    O impacto que o filme leva aos espectadores está relacionado à afeição que a menina estabelece com a Irmã Marguerite ao longo de sua trajetória para desenvolver habilidades não só comunicativas, mas também sociais. Marie, que é rebelde, não aceita que penteiem seus cabelos ou calcem os seus pés, não permite a ajuda da irmã inicialmente. A Madre principal pela debilidade da Irma devido a sua condição de saúde e essa negação por parque da menina em relação à ajuda não quer que ela seja abrigada no convento, mas assim o faz após a insistência de Marguerite. Marie tem apego por um canivete e é através dele que consegue realizar seu primeiro sinal. Além de ser surda, a dificuldade de comunicação ocorre por que a menina também é cega, porém através dos sinais em suas mãos e o incentivo a sensibilidade do toque ela consegue identificar os rostos das irmãs do covento. A partir da concepção da primeira palavra, ela consegue desenvolver-se e aprender outras tantas além de ortografia e semântica. A parte mais tocante do filme é a aprendizagem do abstrato quando uma das freiras falece e a Irmã Marguerite explica a Marie sobre o que é a vida e o que é a morte. Após alguns meses no covento, a menina encontra seus pais e os ensinam os sinais de “pai” e “mãe”. Quando a irmã é acometida pela doença que detinha a menina sustenta-se ao seu lado até o fim por um laço de fraternidade que foi criado entre elas. A tuberculose deixa Marguerite fraca e mesmo que Marie queira ficar ao seu lado no momento de enfermidade para ajudá-la, a irmã não se sente preparada para dar adeus à menina. A Irmã não só a educou sobre construção de palavras, maneiras a mesa e como se vestir, mas a ensinou sobre vínculos afetivos e amor e isso é demonstrado ao final quando após a morte de Marguerite, Marie vai ao seu túmulo para compartilhar novas experiências vividas. O filme é sobre coragem e perseverança de um indivíduo sobre o direito do outro de se expressar, porém vai além da comunicação em palavras ou sinais e transcende para a beleza no afeto entre duas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. LAÍS FERRO, 2° período "a"

    1. Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir ao filme?
    Um ponto impactante logo no início do longa se dá quando a menina Marie chega ao Instituto com as características quase “animalescas”. Ela não sabia se comunicar, nem expressar seus sentimentos. Assim, pudemos entender um pouco da dificuldade enfrentada por um deficiente no século XIX.

    2- Como se dá a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A primeira comunicação que, de fato ocorre, se dá quando, depois de muito tentar, a irmã consegue ensinar a menina a falar “faca” em libras.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    As irmãs ficam relutantes em aceitar a garota no Instituto, principalmente por se tratar de um caso difícil de lidar. A menina possuía não só deficiência auditiva, bem como visual e o Instituto só tinha experiência com surdos.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    “Faca”. Foi a primeira palavra que ela aprendeu a “falar”.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A comunicação entre as irmãs do convento se dá, principalmente pela língua de sinais.

    6- Como se dá a educação da menina?
    A educação da menina se dá de forma muito difícil. A freira tenta de todas as formas ensinar algumas palavras a garota, mas os progressos são quase nulos.Todas as outras pessoas do convento chegam até a desistir da garota, mas
    depois de muito tentar os resultados começam a aparecer. A garota começa a permitir que ocorra uma aproximação com a freira... Ela já consegue vestir as roupas da garota e pentear seus cabelos, bem como a ensina a comer usando
    garfo e faca. É a partir daí que ela aprende as primeiras palavras.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    A partir do momento em que ocorre a aceitação em entender o que a irmã queria lhe passar.

    8- Quando ela encontrou seus pais, quais são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Pai, filha e mãe.

    9- Como ela conhece a morte?
    Ela conhece a morte quando uma freira do convento morre e Margueritte tenta mostrar a diferença entre ambas, por meio da respiração, de uma pessoa viva para outra morta, que é inexistente.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque ela não queria que a menina soubesse da sua doença e de uma possível “separação repentina” entre ambas, caso ela viesse a morrer. Tuberculose.


    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.

    Este é um filme que aborda o tema deficiência discutindo como é possível ocorrer a inclusão quando há empenho e crença de que este é um caminho viável. Uma das reflexões que o filme nos traz é de que a pessoa com deficiência precisa ser protagonista de sua própria vida, e não focando apenas em suas limitações, mas que é possível ir além. Para isso, a história também nos mostra a importância de pessoas que estejam empenhadas neste objetivo e atuem para que esta inclusão seja praticada

    ResponderExcluir
  4. Isabela Maciel Braga de Souza
    2 período A

    O laço de carinho que a Irmã e Marie criam e a persistência de Marguerite ao querer ensinar e ajudar a menina a se incluir socialmente. A primeira comunicação se dá com Marguerite tentando se aproximar de Marie, com muita calma para não assustá-la e ter sua confiança, mas isso acaba quando há um barulho e a menina se assusta e não aceita bem pessoas diferentes a ajudando. Devido a não aceitação de Marie, pois passou muito tempo em casa sem contato com outras pessoas além de sua mãe e seu pai, e também pelo estado de saúde da Irmã. Um canivete (não lembro a lembrança que ele tráz). Através da linguagem de sinais, só que Marie, além de surda, também é cega, e por isso, a comunicação pela linguagem de sinais não era possível, ela diferenciava as pessoas pelo toque no rosto delas, cheiro, e aprendeu a identificar objetos através da linguagem de sinais demonstrados em sua mão. A Irmã tenta ensinar os sinais dos objetos na mão de Marie, e após muito tempo consegue que ela entenda isso e aprenda inúmeras outras palavras. Após muita insistência da Irmã Marguerite, onde ela insiste na mesma palavra e significado ‘faca’, em que a menina usa o seu canivete para cortar sua comida, e depois de muito insistir nessa palavra, ela consegue aprender a linguagem de outras coisas. Mãe e pai são as palavras que eles querem saber na linguagem de sinais.
    Com a morte da Irmã Marguerite, quando ela fica doente ela explica o que é a morte.
    Pois não consegue se desvincular da menina, pois elas criaram um laço muito forte não só de amizade, mas de irmandade, então ela dizia que não queria que Marie a visse assim, mas o que percebemos é que ela não estava preparada para dar adeus a Marie. A irmã tinha tuberculose.

    ResponderExcluir
  5. José Rogério Barbosa/ 2 período A

    O maior impacto do filme está na forma como se estabelece a relação da menina com a irmã, além de mostrar a necessidade da persistência para o aprendizado no caso. A primeira comunicação se dá com uma tentativa da irmã em tentar fazer a menina descer da arvore, no entanto ai é o início do interesse da irmã Marguerite na menina. As irmãs não aceitaram a menina de início por acharem que a pequena não tinha como ser ensinada. Ela tem muito apego uma faca, canivete.

    A comunicação entre as irmãs se dá por meio de língua de sinais em maioria. A educação se dá em tentativa e erro. Após muita insistência da irmã a menina entende o que a irmã quer ensinar. Os pais querem aprender as palavras mãe, pai e filha. Ela aprende quando uma freira morte e a irmã por meio de analogia mostra que quando morta não se tem respiração. Por ter medo de deixar a menina, além de não querer que ela se preocupasse com sua doença, tuberculose.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Souza dos Santos
    2 A

    O que chama atenção no filme, o primeiro impacto observado é que a relação entre a menina e a irmã não iria dar certo, pois a menina demonstrava ser muito rebelde, não obedecia a ninguém. Entretanto, com o desenrolar do filme o que se vê é uma história emocionante sobre fé e amor. De início a irmã insistiu bastante para que a madre deixasse que ela buscasse a menina para o convento, que seria uma missão divina ensinar e cuidar da criança. A madre e as outras irmãs de início foram contra a vinda da menina, porque além de surda ela era cega e nenhuma outra criança ali tinha essas condições, pois só eram surdas. Além disso, a irmã tinha pneumonia, a sua saúde poderia ser comprometida porque ela precisava de um certo repouso. O objeto que a menina tinha mais apego era um canivete porque ele a fazia lembrar de casa, de seus pais. Através desse objeto ocorreu a primeira comunicação, o primeiro sinal que foi ensinado. Após esse evento, a irmã começou a ensiná-la outros sinais. Através desses sinais o vínculo e o carinho entre as duas só cresce. Diante de tanta aprendizagem os pais da menina vão visita-la no convento e ficam muito contentes de ver a filha bem. As palavras que eles querem aprender com ela são papai e mamãe. No decorrer do filme, uma irmã falece no convento de forma repentina e nesse momento é mostrado para a criança o que seria a morte, ela toca o corpo da falecida e vê que não se meche, a irmã faz uma comparação entre os seres vivos e não vivos, dessa maneira ela prepara a menina para lidar com essa situação. Quando a irmã piora da tuberculose vai para um local afastado para poder melhorar, quando a menina a procura e não consegue encontra-la fica em estado de tristeza, não come, e não quer se comunicar com ninguém. Quando a irmã volta e piora da tuberculose decide não se comunicar mais com ela, porque diz não está pronta para se despedir que quem tanto ama, da pessoa que é a luz da vida dela. No fim do filme a menina se mostra muito grata a tudo que a irmã ensinou a ela sobre a vida, sobre os sinais, sobre o amor, e também diz que quer da mesma forma que a irmã ajudar outras pessoas tanto sobre a linguagem de sinais quanto sobre o amor, respeito, carinho e compaixão com o próximo.

    ResponderExcluir
  7. Bruna Marcella Barbosa Vieira - 2º período A

    O primeiro impacto é que com perseverança, paciência e amor, é possível ensinar alguém, mesmo uma pessoa que nasceu surda e muda a ser protagonista da própria vida. A primeira comunicação se dar através do tato quando a menina sobe em um a arvore e a irmã vai buscar, então, a menina toca no rosto da irmã. As irmãs não aceitam ela pela primeira vez, pois o instituto está acostumado a cuidar de crianças surdas, mas Marie é deficiente auditiva e visual e as irmãs acreditavam ser impossível educar uma pessoa com as duas deficiências juntas. O objeto que ela mais tem apego é um canivete é tão importante ao ponto da mãe afirmar que ela sempre preferiu o canivete as bonecas. Quando a menina chega ao convento, a comunicação com as irmãs ocorre através do tato, ela toca irmã por irmã para conseguir gravar suas feições e assim distingui-las. A educação é bem lenta, a irmã Marguerite coloca o objeto na mão da menina e depois através das libras ensinava o nome, porém, a menina não compreendia. Foi então, que ela se lembrou do objeto tão amado pela garota: o canivete. Por diversas vezes tentou fazer a menina associar o objeto ao nome e a função, até que um dia ela conseguiu compreender, e a partir daí ela começou a aprender a linguagem dos sinais. Então chega o dia de rever os pais e mostrar o que Marie aprendeu, através de um bloco com letras, ela faz o seu nome, depois, através das libras, ela fala papai e mamãe e que os amam, emocionando-os. Porém, como Marguerite está bastante doente, a irmã superior decide que é hora dela ir para um lugar mais calmo e assim viver com uma qualidade melhor os dias que lhe restam. Marie não aceita a falta que Marguerite faz, pois não foi avisada de sua partida e nem para onde ela foi, então, ela regride, tornando-se violenta, voltando a não tomar banho, vestir as roupas sujas e não quer mais ser educada. Marguerite fica sabendo e decide voltar. Então, uma irmã morre e dessa forma ela Marguerite decide ensinar a Marie o que é a morte, fazendo-a tocar no corpo da falecida e mostrando que a mesma não respira, e que todos um dia irão morrer. O estado de Marguerite piora e ela não quer que a mais as visitas da menina, pois como a ama, não está preparada para se despedir dela. A menina já entendeu que Marguerite irá morrer e aceita, só que quer aproveitar o tempo que ainda resta a irmã, então, após muita insistência ela finalmente consegue entrar no quarto da irmã e se despedir dela.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Mariana Freire Cabral Amorim
    2 período A

    A situação do filme é bastante impactante pelo fato da atitude da criança, que é muito rude, ou seja, ela não consegue se comunicar e não quer aprender. Porém, a irmã, depois de muito tentar, consegue ensiná-la e começa com a palavra “faca”.
    No começo é muito difícil, pois as outras irmãs não apoiam o caso e não ajudam a irmã Marguerite a educá-la.
    A criança possui muito apego a faca, pois foi o primeiro objeto que ela conseguiu aprender, identificar. Tanto que passou muitos momentos fazendo apenas o sinal de uma faca. Lembrando que a comunicação no convento ocorre através da língua de sinais.
    A educação da menina é algo que ocorre de maneira bem complicada. A freira tenta se aproximar de todas as formas dela, mas só consegue depois de muito relutar. Com o passar do tempo, a criança permite uma certa aproximação e, a partir daí, só consegue confiar na freira Marguerite. Quando ela começa a aceitar a situação, ela começa a aprender sobre a linguagem de sinais.
    Quando ocorre o reencontro da menina com os pais, é algo muito emocionante, pois ela aprendeu a falar “pai, mãe e filha” em sinais e os pais querem aprender com ela.
    Outro momento muito impactante do filme, é quando a freira fica doente. A menina fica muito triste e fica cuidando dela, mas, com o passar do tempo, a freira não aguenta e infelizmente a criança conhece a morte. A freira apresentava uma doença chamada de tuberculose e não queria que a menina a visse daquele jeito, se afastando um pouco da mesma. No fim, uma lição linda é passada. Sobre amor, cuidado, carinho e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Aluna: CAMILA GONÇALVES LEÃO
    Turma: 2 Período “A”

    O filme francês “A Linguagem do Coração” é ambientado no fim do século XIX e trata de Marie Heurtin, uma moça que nasceu cega e surda. Vivendo em seu mundo isolado, sem conseguir se comunicar, seus pais a mandam para um convento onde crianças surdas são cuidadas. Porém, como primeiro impacto do filme tem-se a recusa devido à falta de condições para tratá-la por não saber se expressar por também ser cega. Vale lembrar que isso acontece perto de 1900 e por isso, tal condição era vista como limitação cognitiva e prova concreta de ter a inteligência afetada. Entretanto, a freira conhece a moça e sente que é seu dever cuidar da jovem, libertando-a da “escuridão” através da língua de sinais. Graças à insistência da irmã, dizendo poder cuidar de Marie e apesar de seu problema de saúde, o convento permite o acolhimento da jovem. A primeira comunicação entre ambas foi o ensinamento “faca” em libras e a partir de então se afirma uma lembrança especial para a garota. Outrossim, são muitas barreiras e tropeços para passar os ensinamentos à Marie, persistências diárias que ao final do dia os resultados eram negativos. Enquanto todos haviam desistido, a freira sabia que existia uma solução para passar amor, carinho e cuidado. Deste modo, prossegue-se a beleza do filme com tantos esforços para comprovar que com perseverança e dedicação tudo se conquista e Marie aceita a ajuda para dar mais um passo a vencer, aprender a língua de sinais. Ademais, o que mais os pais da menina queriam, era que a mesma os ensinassem as palavras pai, mãe e filha com o intuito de trazer a imagem de família ao contexto do filme. No entanto, a freia que sempre ajudou Marie em todas as suas conquistas adoece de tuberculose, e ao mesmo tempo se afasta para a criança não sentir sua falta caso morresse. Por falar em morte, aprendeu o significado a partir de uma irmã que acabara de falecer no convento, a partir dos movimentos da respiração. Para tanto, o filme aborda o olhar para o outro com compaixão e otimismo, sem medir esforços para haver a inclusão de todos na sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Grazyelle de Araújo Tenório
    2º Período A – Medicina

    O primeiro impacto é a personalidade difícil de Marie, devido a estar em um corpo que a impede de se comunicar, interpretar o mundo e socializar-se. Isso lhe causava rebeldia através de gritos, chutes, além de não aceitação de ajuda para melhorar sua aparência e higiene. A primeira comunicação e contato se dão quando o pai de Marie a leva para o convento, lugar em que freiras ensinavam meninas surdas e mudas, na tentativa de convencer a madre a aceitar sua filha. A menina por estranhar o novo ambiente sobe em uma árvore e a freira Marguerite é chamada para conseguir descer a menina da árvore. A partir desse momento Marie, através do toque e do tato conhece Marguerite. A madre superior resiste em aceitar a menina, a princípio, devido a sua dupla deficiência, cega e surda, considerando impossível educá-la. A menina só é aceita devido à insistência da freira Marguerite, que considerava ser sua missão retirar a menina da escuridão. O objeto que ela tem mais apego é uma faca, que a fazia lembrar-se de casa e de seus pais, o qual se tornou de grande significado, devido a ser por meio desse objeto que ela aprende o primeiro sinal, depois de muita insistência de Marguerite em ensiná-la. A partir desse episódio a menina começa a aprender a linguagem de sinais, sua nova forma de compreender o mundo e a forma de comunicação no convento com as irmãs. A educação da menina ocorreu de forma difícil e por meio de insistência. Depois de várias tentativas da freira em ensinar a menina novos sinais e bom comportamento, consegue-se avanço, onde a menina possibilita receber os cuidados da irmã, permitindo pentear seus cabelos, dar banho e vestir roupas e sapatos. A partir daí, ocorre uma aproximação entre Marguerite e Marie, criando um laço de amizade e amor, possibilitando o conhecimento de novos sinais e socialização. A menina consegue aprender a linguagem de sinais depois que compreende o que Marguerite estava tentando ensinar, aceitando sua ajuda, episódio que ocorre depois da jovem aprender o seu primeiro sinal, do canivete. Quando os pais visitam a menina, ficam surpresos e felizes pela mudança da sua filha e pelo conhecimento da linguagem de sinais pela menina, eles pedem para Marie ensinar as palavras “mãe” e “pai”. A menina conhece a morte depois que uma freira do convento morre. Marguerite ensina a diferença entre um ser vivo e um ser não vivo, ao tocar o corpo e não sentir a respiração. A freira faz isso para a menina conhecer tal situação, visto que também estava doente. A irmã não quer mais comunicação com Marie porque não se sentia pronta para se separar e se despedir da criança, com a sua morte, visto que a menina tornou-se a razão da sua vida, possuindo um amor forte por ela. O filme retrata sentimentos de afeto, dedicação, amor e fé. No qual a irmã Marguerite enfrenta inúmeros obstáculos para trazer luz à vida de Marie que vivia em solidão.

    ResponderExcluir
  12. Renata Marcela Cavalcante Ferreira Ferro - 2 Período A
    1- Que mesmo com tantas dificuldades quando há esforço e dedicação as coisas que eram impossíveis tornam-se possíveis.
    2- Quando a garota expressa o nome faca em libras.
    3- Porque ela era muito inquieta, não se comportava a mesa e demorou para aprender a se comportar bem socialmente.
    4- Um canivete. Ela sempre se sentia bem com ele.
    5- Por meio da língua dos sinais.
    6- Com muita insistência da irmã, a mesma tentava ensinar a língua dos sinais para a garota mesmo ela fazendo birras, ela cuidava dela, penteava seus cabelos e ensinava as coisas da natureza, como por exemplo, o que era água.
    7- Se inicia quando ela consegue expressar o nome faca em libras, em seguida garfo, pente...
    8- Mãe, pai e filha.
    9- Quando uma irmã do convento morre, a freira que cuidava dela mostrou a irmã no caixão morga através dos batimentos cardíacos e da ausência da respiração.
    10- Porque ela sabia que ia morrer e não queria que a garotinha sofresse. A provável doença era tuberculose.

    ResponderExcluir
  13. Stéphanie Dayane Lins Soares
    2º período A

    O filme “A linguagem do coração” conta uma história belíssima de superação e persistência da irmã Marguerite e de Marie. Marie é uma jovem cega, surda e muda que mora com os pais, mas é agressiva e pouco sociável. Irmã Marguerite mora em um convento dedicado a educação de meninas surdas, através do ensino da língua de sinais. Ao conhecer Marie, desperta-se um enorme desejo em irmã Marguerite de levá-la ao convento e ajudá-la. A princípio, a madre superiora não aceita a entrada de Marie no convento por ser um lugar com meninas surdas apenas, sem experiência com deficiências como a de Marie, porém, por pedido e persistência de Marguerite, ela se muda para lá. Inicialmente, a relação com Marie é bem difícil, ela estava chateada por ter deixado a família e não se interessava em aprender a língua de sinais. Entretanto, a irmã não desiste até que finalmente ela consegue aprender o primeiro sinal: o sinal de “faca”. Marie tem um objeto de valor sentimental, uma espécie de canivete, e é através dele que ela consegue fazer o primeiro sinal. A comunicação no convento acontece por meio da língua de sinais e, depois de conseguir fazer o primeiro sinal, Marie se dedica a aprender a se comunicar também. Sua educação se dá pelo toque nas mãos da irmã para conseguir entender o que ela estava querendo falar e por sua própria realização de gestos da língua de sinais. Após alguns meses, os pais de Marie são convidados a visitá-la com convento. Ao chegar, eles ficam impressionados por ela estar comportada e bem arrumada, já que ela não deixava que cuidassem dela em casa. É uma cena muito emocionante, pois, eles também querem se comunicar com Marie e aprender o sinal de pai, mãe e filha. Marie entende o que é morte quando uma irmã falece e Marguerite tenta explicá-la através da comparação da respiração de uma pessoa viva e a ausência da respiração na irmã morta. Quando irmã Marguerite adoece, ela se afasta de Marie por não querer que a jovem a veja nesse estado e perceba que ela poderá morrer em breve. Ela está com tuberculose e não tem muito tempo de vida. Quando está em crise, se afasta de Marie para que ela não fique triste. Marie insiste e ela acaba deixando ir visitá-la, apesar de não estar preparada para se despedir. Irmã Marguerite falece mas Marie não esquece dela, continua se dedicando a aprender novos sinais e sempre visita o local em que a irmã está enterrada para lhe conversar sobre o dia. É uma história muito tocante e sincera do amor e dedicação entre duas jovens que criam um laço verdadeiro de persistência, superação e compaixão.

    ResponderExcluir
  14. ANA BEATRIZ NEVES - P2A MEDICINA

    1 – O comportamento da menina que a isolava do meio ao seu redor, a dificuldade de comunicação e educação.
    2 – Através do tato, principalmente na cena que a menina sobe na árvore e reconhece o rosto da irmã com o toque.
    3 – Porque acham que a menina é um caso sem solução.
    4 – Um canivete. Não entendi porque dessa afeição.
    5 – Explorando o tato e, posteriormente, tato + linguagem de sinais.
    6 – Através de muita insistência/repetição da irmã, que conseguia estabelecer uma comunicação baseada no tato e no olfato, que transpassava carinho e cuidado.
    7 – Após sua ambientação com o local e com as pessoas.
    8 – Mãe e pai.
    9 – Movimento da respiração e sopro representando a vida, e a falta destes a morte.
    10 – Tentativa de evitar o sofrimento dela e da menina. Tuberculose.
    O filme, de uma forma geral, é um exemplo de como a coragem, a fé, o carinho e a persistência conseguem fazer o que muitas vezes consideramos impossível. Outro ponto central do longa é “escancarar” como a comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é fundamental para a nossa existência e saúde física, mental e social.

    ResponderExcluir
  15. Danielle Carvalho 2ºA
    No filme “A linguagem da comunicação”, a empatia que a Irmã Marguerite tem por Marie e a sua determinação em ajudá-la é fundamental para a transformação na vida da menina, que aprendeu muito mais do que formar frases, aprendeu sobre cuidado, amor e carinho. De início, Marie era totalmente incompreendida e desacreditada, até mesmo pela madre, que se recusou a aceitá-la, mas Marguerite enxergou além dos cabelos bagunçados e dos pés descalços da menina e viu nela alguém que precisava de ajuda para compreender e ser compreendida pelo mundo. Dessa forma, movida pelo amor mais puro, ela foi capaz de suportar todas as dificuldades para alcançar seu objetivo, que, ao final, foi muito maior do que o esperado, pois elas construíram um sentimento genuíno.
    A sutileza com que Marguerite explica a Marie sobre vida e morte é admirável e, ao mesmo tempo, comovente, assim como os últimos dias de vida da Irmã. Mas, ao final, compreendemos que apesar da dor da perda o sentimento que prevalece é a empatia e o desejo de ajudar que Marie aprendeu e que, assim como Marguerite, está disposta a ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: João Lucca Rebêlo Sampaio
    2º Período - Turma A

    O primeiro impacto que o apresenta está na dificuldade de comunicação e convivência para Marie e sua relação com irmã Margerite para sua evolução nesses aspectos. O começo da relação é bem difícil, caracterizado pela rejeição de Marie quanto a ajuda da Irmã Margerite. Um dos motivos para que a Madre Principal não queira Marie abrigada no convento inicialmente é pelo fato delas só terem experiência com surdos, e Marie também ser cega. A difícil relação entre as duas, por causa de Marie, também foi motivo para Madre Principal ter tal opinião, que posteriormente foi mudada devido a insistência de Marguerite. A face é o objeto de apego da menina, pois foi por ele que pela primeira vez Marie conseguiu se comunicar, através de seu primeiro sinal. A comunicação acontece pela língua de sinais nas mãos de Marie, devido ao fato da menina ser cega. A educação de Marie ocorre a partir da aproximação entre Marie e Margerite, em que a menina permite-se aprender e desenvolver sua comunicação, em que logo após a primeira palavra aprendida, torna-se muito mais fácil tal desenvolvimento. No encontro entre Marie e seus pais, ela os ensina os sinais de ''pai'', ''mãe'' e ''filha''. Ela conhece a morte pelo falecimento de outra irmã do convento, a partir da diferença dos movimentos respiratórios. Após ser diagnósticada com tuberculose, Margerite não quer que Marie sofra com a separação repetina caso venha falecer, além de não estar preparada para se despedir dela, e por isso evita a comunicação com a menina.

    ResponderExcluir
  17. Victória Gabriele Alves
    2 período A

    O filme francês retrata a história de uma menina cega e surda que vai para um convento para deficientes auditivos, e lá recebe os cuidados da irmã Marguerite. O primeiro impacto do filme se deve às condições que Marie chega no convento, de uma forma quase que animalesca. É um filme bastante tocante pois mostra a evolução da menina e sua luta para se adaptar ao mundo, com o processo de aprendizado da língua de sinais e a dificuldade de associação do gesto com a palavra, devido também à sua cegueira. A relação construída entre Marie e Marguerite é emocionante, pois Marguerite se dedica a cuidar da menina incansavelmente mesmo com todos os obstáculos. Ao fim do filme, após Marie já conseguir associar as palavras e entender o mundo dos sinais, percebe-se que Marguerite tem tuberculose e acaba falecendo, parte muito tocante do filme, já que elas têm que lidar com a doença e a morte e a separação após criarem uma ponte muito forte. O filme ensina que o amor, a dedicação e a paciência são maiores do que qualquer preconceito e dificuldade, tocando os telespectadores e causando uma reflexão.

    ResponderExcluir
  18. Aluna Camila Mendes toledo
    P2 A
    O filme representa a história de uma jovem cega e surda que tinha o comportamento “selvagem” e violento, uma vez que não encontrava seu local no mundo por não conseguir se comunicar. O impacto trazido pelo filme é a importância da necessidade de empatia visto a dificuldade de comunicação dos portadores de tais deficiências, assim a importância do curso de libras para a sociedade de modo a incluí-los e reduzir o preconceito. A negação inicial das freiras dava-se justamente pelo comportamento da menina e seu objeto de apego era um canivete com valor paterno. Sua educação então foi a partir da datilografia a partir do tato, conseguindo assim se comunicar após diversas tentativas da irmã de ensinar sobre “faca”. No momento de encontro com seus pais, estes, receosos, ao verem a menina se comunicar pelas letras quiseram aprender “oi” “mãe” “pai”, etc. Porém, nesse dia a irmã desmaiou e foi isolada do convento, assim, a jovem se recusava a comer, conversar, fazendo com que a irmã retornasse para terminar sua última missão de vida, mesmo que assim piorasse. A garota conhece a morte a partir da irmã, que, doente, a leva inicialmente no cemitério, bem como para ver uma irmã que estava morta, assim a mostrando comparações a partir da respiração. Visto isso, a irmã com tuberculose não queria que a jovem a visse naquela situação, pois, também com medo tinha receio que a criança não aguentasse. Por fim, a jovem consegue se despedir dela e assim promete continuar seus estudos e passar o conhecimento para novas pessoas que precisassem.

    ResponderExcluir
  19. Matheus de Almeida Muritiba Portella Cavalcanti
    P2 "A"

    A primeiro momento impactante do filme é quando a crianca aparece descontrolada em seu primeiro contato com outras pessoas,o que causa uma angustia em quem assiste. A comunicacao ocorre efetivamente no fim do filme, quando a crianca aprende a palavra faca. A irma nao desistiu da menina ate ensina-la, já o instituto nao quis aceta-la de primeira, pois ela era cega e surda e educacao do mesmo era voltada apenas para criancas surdas. A comunicacao da menina com as outras pessoas nao existia efetivamente, por nao saber libras. O maximo, era reconhecer a face das pessoas, tanto que ao reconhecer a irma dessa forma em algumas situacoes estressantes, acalmava. O filme impacta ao mostrar o amor e a paciencia da irma ao ensina-la, alem de mostrar toda a gratidao da menina após a morte da freira, mostrando a importancia e quanto foi gratificante.

    ResponderExcluir
  20. O filme começa impactando na forma da menina de se comportar perante as outras pessoas, que não sejam seus pais. A comunicação só ocorre efetivamente quando a irmã consegue ensinar a palavra “faca” a ela, depois de muita insistência e muita paciência para ensina-la. O instituto que a irmã trabalha não está apto a ensinar crianças surdas e cegas, que é o caso da menina, mas a irmã não desiste e mesmo sem experiência de ensino, se compromete a ajudar a criança. O filme se satende na tentativa da irmã de ajudar e ensinar a criança, no fim, mostrando que aos poucos a criança ganhou confiança nas pessoas e principalmente, na freira. Após muita insistência, a menina aprende a se comunicar e depois da morte da irmã, o filme mostra a gratidão da menina e da família dela, pela freira. O longa francês é um marco importante para a causa dos surdos e outros deficientes, mesmo semdo um filme antigo, se mostra muito atual, sendo de suma importância o olhar carinhoso aos que mais precisam.

    Thaís Raposo Marques - P2A

    ResponderExcluir
  21. O filme retrata a dificuldade enfrentada por uma menina e por seus pais nas situações cotidianas. A jovem, em decorrência de suas limitações, a cegueira e a surdez, é marginalizada pela sociedade. Uma irmã de um convento se sensibiliza com a situação e vai até a irmã superior para que a criança seja educada no convento. A irmã superior não acredita que a jovem tenha capacidade de aprender a linguagem de sinais por ser surda e cega e nega em um primeiro momento. Com insistência a irmã consegue que a jovem seja admitida no convento para aprender a linguagem de sinais e posteriormente ser educada formalmente. Depois de muita perseverança a irmã consegue fazer com que a menina entenda que o mundo pode ser representado pelos sinais, ela usa o objeto preferido da menina, um canivete, como exemplo. Contudo, a irmã tinha tuberculose e com o passar do tempo a doença vai se agravando o que a deixa muito triste e inclusive ela se mostra resistente a se despedir da jovem com quem tinha muito apego. Filme muito emocionante e desperta a reflexão acerca do tema.

    Ana Clara Cardoso Barbosa

    P2 - A

    ResponderExcluir
  22. André Ricardo de Alencar Roza e Véras

    1. Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir ao filme?
    R-A chegada de Marie ao Instituto religioso, parecia um "animal acuado".
    2- Como se dá a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    R-Quando a irmã Marguerite consegue ensinar Marie a se comunicar “faca” através de sinais.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    R-Porque Marie, além de surda era cega. A instituição religiosa só tinha experiência com surdos não cegos.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    R-Uma Faca, pois foi essa foi a primeira palavra que ela aprendeu a comunicar.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Pela língua de sinais.

    6- Como se dá a educação da menina?
    R-Foi muito difícil ensinar Marie a se comunicar. Inicialmente a irmã Marguerite, praticamente não obteve progresso, devido ao comportamento animalesco daquela; porém com muito amor, fé e persistência, a irmã conseguiu estabelecer comunicação com Marie, humanizando-a.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    R-Com muito amor, fé e persistência, por parte Marguerite, Marie percebeu que a irmã queria lhe ajudar.

    8- Quando ela encontrou seus pais, quais são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    R-Pai, mãe e filha.

    9- Como ela conhece a morte?
    R-Quando uma freira da ordem morre, a irmã Margueritte, teve a oportunidade de ensinar a Marie, a diferença de uma pessoa viva e morta, através da respiração.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    R- Porque ela não queria expor a menina a possibilidade de contrair tuberculose, visto ser uma doença contagiosa.

    Comentário:O filme, aborda o ano de 1897, fala da história de Marie Heurtin, que uma menina surda e cega, que apresenta comportamento descontrolado, devido a impossibilidade dos pais em educá-la. Ciente de tais limitações, seu pai, encaminha Marie a uma instituição religiosa, especializada em educação de surdos. Quando Marie chega ao ordem religiosa, todas as freiras tem a certeza da impossibilidade de educá-la, incluindo a Madre. A irmã Marguerite, abraçou a causa de Marie, teve muita dificuldade em vencer suas barreiras temperamentais e físicas, porém com muito amor, fé e persistência, a conseguiu estabelecer comunicação com a menina, humanizando-a. Esse filme trás algumas lições, a importância da comunicação e despojamento de um ser humano em prol do outro.

    ResponderExcluir
  23. Gabrielle Moraes de Deus Araújo
    2 º Período turma ''A''

    1. Logo no início, o filme traz momentos impactantes como, por exemplo, quando a menina Marie chega ao Instituto toda suja, despenteada, com características marginalizadas e sem deixar ninguém se aproximar dela.
    2. Se dá por meio da linguagem de sinais com o ensinamento da palavra “faca” em libras.
    3. Elas acham a menina muito selvagem e, pelas condições da menina ser surda e cega pois o Instituto só tinha experiência com surdos, portanto, acharam que não iriam conseguir ensina-la adequadamente.
    4. Um canivete. O objeto a faz lembrar-se da sua família.
    5. Através do tato e posteriormente, o tato e a língua de sinais.
    6. Com muita insistência da irmã, que tentava ensinar a língua dos sinais para a menina mesmo com o comportamento difícil dela. Com o tempo, Marie vai mudando mais seu comportamento e Marguerite já consegue dar banho na menina, pentear seus cabelos, vesti-la, fazê-la comer utilizando os talheres, sempre tentando ensinar a língua dos sinais.
    7. Após as várias tentativas repetitivas da irmã, ao que o canivete que a Marie gostava tanto era o mesmo que uma faca que servia para cortar. Depois, a menina começa aceitar a entender o que a irmã queria lhe ensinar.
    8. Mãe, pai e filha.
    9. Quando uma freira do convento morre e Margueritte tenta mostrar a diferença entre o que é estar vivo e estar morto, por meio dos batimentos cardíacos e respiração, ausentes no último.
    10. Para evitar o sofrimento dela e da Marie. Tuberculose.

    Resumo: O filme, em geral, mostra como a dedicação, perseverança, a fé, o carinho e o amor podem superar qualquer preconceito e dificuldade e de como tudo isso pode fazer com qualquer meta ou sonho que pareça impossível, se tornar possível. É um grande ensinamento de amor ao próximo. O exemplo mais claro disso é o modo de ensinamento da Marguerite e como ela se dedica a menina Marie, sem desistir da garota mesmo com tantas dificuldades de se lidar com ela no começo. Dessa forma, a inclusão foi o melhor meio de superar as dificuldades de uma pessoa surda e cega como a Marie, mostrando como a comunicação é essencial em diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  24. Beathrys Manoely-2º período “A”
    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    R: Estado de choque e tristeza ao me deparar com as condições da Marie na carroça que sendo cega e surda, tinha muita dificuldade em se comunicar e socializar com as pessoas. Além de seu comportamento animalesco, violento.

    2- Como se dá a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    R: A irmã Marguerite vai ao encontro de Marie que estava com seu pai na carroça, tenta segurar sua mão, mas ela não aceita e sai correndo pela horta do convento. Com muito medo, ela sobe em uma árvore e a irmã Marguerite vai até onde ela está, toca na mão da menina e depois faz ela tocar seu rosto.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    R: Devido a seu comportamento animalesco, que se revoltava por não ser compreendida e as irmão achavam não ter solução para a Marie mudar, pois consideravam seu estado como um caso perdido, indigno do esforço. O que não deixou a Marguerite desistir.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    R: O canivete que o pai deu para ela quando era criança. Assim, fazendo-a lembrar da sua família e da sua casa.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    R: Quando ela queria alguma coisa acendia e apagava a luz. Também reconhecia as irmãs através dos seus cheiros.

    6- Como se dá a educação da menina?
    R: Enquanto ela mora com os pais, Marie tem muita liberdade e ninguém consegue controla-la. Porém, quando vai para o convento, após alguns meses sem nenhuma mudança em seu comportamento. A irmã Marguerite a leva para um local reservado e tenta estabelecer alguma relação com a garota por meio dos seus ensinamentos. Com o passar do tempo Marie vai aceitando e a irmã Marguerite já consegue ensinar a língua dos sinais e cuidar dela sem impedimentos.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    R: Depois que a irmã insiste várias vezes em mostrar que o canivete servia para cortar, com a simbologia de uma faca em seus dedos.

    8- Quando ela encontrou seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    R: Eles tão admirados com a mudança de comportamento de sua filha, pedem que ela demonstre para eles como seria mãe, pai e eu te amo através da língua de sinais.

    9- Como ela conhece a morte?
    R: Quando uma irmã mais velha do instituto morre e a irmã Marguerite explica através da linguagem dos sinais o que é morte e a faz tocar no corpo da irmã falecida para ela sentir a diferença entre o corpo vivo e o morto.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    R: No primeiro momento que a irmã tem uma recaída, ela acha que será mais fácil para a menina esquecê-la, mas, na verdade, a menina fica sem querer comer, novamente agressiva e reclusa. A irmã Marguerite, ao passar do tempo, fica cada vez mais doente e a partir desse momento ela não quer mais contato, pois acha que Marie ainda não está preparada para deixá-la e que ainda não aprendeu o suficiente, além dela pode contrair a doença. Mas a Marie já compreendia e estava preparada para a partida da irmã, ajuda nos cuidados até que ela falece por conta da tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme:
    O filme A linguagem do coração mostra como uma pessoa pode tocar a alma de outra apenas pela insistência, perseverança e amor em ajudar e cumprir sua missão na terra fazendo do outro alguém uma pessoa melhor e que seja aceita na sociedade pelas suas características especiais, mas também humanas. Além de passar que o aprendizado da linguagem é essencial para o desenvolvimento como pessoa, com um cunho religioso e de muita emoção, também relatando a riqueza de viver e se doar mesmo em causas aparentemente impossíveis.

    ResponderExcluir
  25. IZADORA CASTRO LINS - P2 "A"

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    Quando Marguerite insistiu que a missão dela era tirar Marie da escuridão, indo de encontro com a opinião das outras freiras.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Em cima da árvore, através do tato, quando Marguerite sobe na árvore para tentar tirar Marie, tocando-a em seu rosto.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Porque Marie tinha um comportamento selvagem e não aceitava a aproximação das freiras. Tentou fugir do convento quando seu pai a levou, se refugiando em cima de uma árvore.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Canivete. Era o "brinquedo" que Marie tinha em casa. Usava como distração.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Primeiro através do tato, depois através da língua de sinais.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Marguerite era sua educadora. Com muita paciência, amor e resignação conseguiu ensinar a língua de sinais. Consequência de sua dedicação foi Marie também aprender o abstrato, a ter amor pela freira.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Quando ela consegue aprende o nome faca em libras.

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Pai, Mãe e Filha.

    9- Como ela conhece a morte?
    Quando uma freira morre e Marguerite leva Marie para aprender com a situação, mostrando-a através do tato que a freira não respirava e nem tinha batimentos cardíacos.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque tanto para ela (Marguerite) quanto para Marie seria doloroso essa separação. Elas criaram um laço afetivo muito forte, pois a freira à tinha como uma filha, não desistindo de Marie em nenhum momento, sempre buscando forças para ensiná-la. Marguerite não queria que Marie sofresse com sua morte.

    ResponderExcluir
  26. Aluna: Gabriela Holanda Carvalho Fireman
    2º A
    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    O primeiro impacto do filme foi o comportamento "selvagem" de Marie ao lidar com as dificuldades de comunicar-se sendo cega e surda naquela época
    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A primeira comunicação de fato ocorre quando a irmã consegue, através do tato, ensinar a Marie a palavra "faca".
    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    As irmãs ficam com receio de aceitar a garota por conta da dificuldade de lidar com ela, achavam que não teria como educa-la já que só tinham experiência com surdos e Marie também era cega.
    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete, não me recordo o motivo desse apego
    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    A partir da linguagem dos sinais
    6- Como se dar a educação da menina?
    Através de muita insistência e repetição utilizando a comunicação através do tato, audição e olfato
    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    A partir do momento que Marie sente confiança na irmã
    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Filha, mãe e pai
    9- Como ela conhece a morte?
    Quando uma freira do convento morre, a irmã Marguerite mostra a diferença da vida e da morte para Marie através da respiração e batimentos cardíacos.
    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Porque ela acha que Marie não vai saber lidar com sua perda. A irmã adoeceu de tuberculose.

    O filme demonstra a dificuldade na comunicação e socialização de uma criança surda e cega naquela época, porém, mesmo com todas os obstáculos e esforços, a irmã Marguerite nunca desiste de Marie e insiste em conseguir educa-la. O que ocorre no final do filme e faz com que Marie ajude outras crianças com suas mesmas deficiências.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Amanda de Souza Soares. P2 A

    1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir ao filme?
    Que com persistência e comprometimento é possível ultrapassar qualquer obstáculo e superar os limites.

    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    Através do tato, quando Marie conhece a irmã Marguerite tocando em seu rosto.

    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    Porque o convento era voltado para meninas surdas, sendo que Marie além de surda e muda, era cega, ou seja, seria uma pessoa difícil de lidar.

    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete. “Faca” foi a primeira palavra que Marie aprendeu a falar.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Através da linguagem de sinais. Mas no caso de Marie, os sinais eram feitos pelo tato.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Através do tato. A irmã Marguerite fazia Marie tocar nas coisas que queria ensinar e então fazia os sinais sobre a palma da mão de Marie, para que ela os repetisse.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    Quando, com muita paciência e repetição, a irmã conseguiu fazer Marie falar “faca”, pois foi muito tempo fazendo a menina pegar na faca e, logo em seguida, fazendo o sinal nas mãos dela. Depois disso, Marie começou a conseguir associar aquilo que tocava com os sinais que Marguerite fazia na sequência. No final do filme, a garota já conseguia se comunicar perfeitamente.

    8- Quando ela encontrou seus pais, quais são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Primeiramente foi “Oi”, depois foi “mãe”, “pai” e “eu te amo”.

    9- Como ela conhece a morte?
    Quando uma das irmãs morre e Marguerite leva Marie para tocar nela. Começou pelo rosto, sentindo a pele gelada e a falta de respiração, depois tocando o peito para sentir a falta de batimentos cardíacos. Marguerite comparou essas situações com ela, para Marie entender a diferença entre vivo e morto.

    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    A irmã ficou com tuberculose, chegando a um estado que não tinha mais volta, estava perto de morrer. Então, não quis que Marie sentisse-a mal, mesmo que a garota já soubesse o que era morte, não queria que a menina se despedisse dela. Por outro lado, Marie já estava conformada com a iminente morte da irmã, queria se despedir.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.
    O mais tocante foi a dedicação, a paciência e o amor da irmã Marguerite pela Marie. Mesmo com tantas limitações e o estado quase animalesco de Marie no começo, a irmã nunca pensou em desistir, sempre esteve ao lado da garota, as duas criaram uma afeição muito grande uma pela outra, quase que mãe e filha. Além disso, a menina deixou de ficar isolada e tudo o que aprendeu com a irmã vai acompanhá-la pelo resto da vida, com sua “mãe postiça” em memória.

    ResponderExcluir
  29. Emelly Nascimento
    2º período "A"

    O primeiro impacto que tive foi quando o pai leva a menina ao instituto e mesmo ela se mostrando incontrolável com características semelhantes a de animais, algo tocou o coração da irmã Marguerite, que mais tarde transformaria a vida da menina através de sua persistência em ensiná-la e do seu amor. A primeira comunicação entre elas acontece quando a menina sobe assustada na árvore e a irmã de maneira muito sutil tenta acalmá-la para que ela descesse. A menina passa a conhecer a irmã através do tato, tocando em seu rosto. Sem as duas saberem, ali nascia uma linda história de amizade e superação. No entanto, as irmãs recuaram no início pois elas só ensinavam meninas surdas e Marie além de surda era cega, o que dificultaria ainda mais a convivência e o aprendizado. Elas não sabiam como lidar com a menina e pensavam que educá-la seria impossível. Com muita insistência, a irmã Marguerite conseguiu levar de volta a menina ao convento. Marie tinha um grande apego por seu canivete, pois ele era sua maior lembrança de casa e de seus pais. Era como se ele fosse seu conforto, uma vez que era a única coisa que ela conhecia ali. Tanto que foi através desse objeto que iniciou a sua primeira comunicação por meio da linguagem de sinais no tato. Logo quando Maria volta ao convento, a comunicação com as irmãs quase não acontece. Só depois de muito tempo e muita luta, Marguerite consegue torná-la mais social, consegue dar banho, pentear seu cabelo e arrumá-la. Nesse momento, inicia uma aproximação maior entre as duas e pode-se perceber o surgimento de confiança da menina para com a freira. A relação com as demais freiras também começa a mudar e por meio do toque em seus rostos conhece cada uma. Educar a menina foi extremamente complicado, uma vez que ela já tinha 14 anos e nunca foi ensinada para conseguir se comunicar com o mundo ao seu redor. Mesmo muito doente, a irmã Marguerite luta incansavelmente para tirar Marie da solidão e do silencio em que vive. Com muita persistência, determinação e coragem, a freira não desiste da missão que lhe foi dada. Quando parecia de fato impossível e Marguerite pensa em desistir, a menina aprende por meio da linguagem de sinais a falar “faca”. E com isso, abre-se um novo universo, onde ela busca aprender várias palavras, o que muda totalmente sua vida. É muito emocionante quando Marie encontra seus pais, elas logo querem aprender a se comunicar com ela, sendo as primeiras palavras oi, pai, filha e mãe. A menina conhece a morte quando uma freira do convento morre e Marguerite ensina o que significa a morte, mostrando a diferença da respiração de uma pessoa viva para outra morta, que não existe. A irmã Marguerite sofria de tuberculose e estava em estado terminal e não queria que a menina a visse naquele estado, pois sabia o quanto a menina tinha se apegado e o quanto era dependente dela, além de que a freira não estava pronta para se despedir da menina que tinha se tornado tão importante para ela. Logo, ficou com medo de desestabilizar e abalar Marie. No entanto, a madre consegue convencê-la e elas voltam a se ver. A irmã acaba morrendo, mas Maria aceita bem a situação. Através do filme, é relatada a importância da comunicação para a construção de pontes entre a menina e o mundo, que antes misterioso, passa-se ter a compreensão de sentimentos e sensações. O filme nos faz repensar sobre a dificuldade de conviver com as dificuldades, mas mostrando que com a educação, persistência e fé, pode-se alcançar a inclusão.

    ResponderExcluir
  30. 1-Qual é o primeiro impacto que você tem ao assistir o filme?
    O filme é emocionante, mostra como o amor move e transcende a vida das personagens. Além disso, a obra retrata a superação de Marie e a total entrega de Marguerite.


    2- Como se dar a primeira comunicação entre a menina e a irmã?
    A primeira comunicação entre as duas é ambientada no momento da refeição, a irmã, sabidamente, insiste na repetição do sinal do objeto faca até a menina compreender e reproduzi-lo.


    3- Por que as irmãs da ordem não aceitam ela pela primeira vez?
    As irmãs não entendiam o potencial da menina, julgavam-na caso perdido.


    4- Qual é objeto que ela tem mais apego? Que lembranças esse objeto trás?
    Um canivete.

    5-A comunicação acontece de qual forma no convento com as irmãs?
    Através da língua de sinais.

    6- Como se dar a educação da menina?
    Por meio de estímulos táteis e olfativos associados ao respectivo sinail.

    7- Em que momento ela consegue aprender a linguagem de sinais?
    A partir do momento em que ocorre a aceitação em entender o que a irmã queria lhe passar. 

    8- Quando ela se encontro seus pais, qual são as palavras que eles querem aprender com a menina, que agora fala língua de sinais?
    Mãe e pai.


    9- Como ela conhece a morte?
    Através da associação entre vivo e morto, contrapondo a respiração, vivo, com a não respiração, morto.


    10- Por que a irmã não quer mais a comunicação com a menina quando ela adoece? Que doença é essa?
    Tentativa de evitar o sofrimento tanto dela quanto da menina. Tuberculose.



    ResponderExcluir

  31. 1. Para mim um ponto impactante seria logo no início do filme quando a menina Marie chega ao Instituto com as características quase “animalescas”. Ela não sabia se comunicar, nem expressar seus sentimentos. Assim, pudemos entender um pouco da dificuldade enfrentada por um deficiente no século XIX, ainda mais para alguém cego e surdo. 

    2. Se dá quando a menina chega ao convento e foge das irmãs e em seguida sobe em uma árvore, então em seguida a irmã sobe na arvore para pega-lá

    3.A menina possuía não só deficiência auditiva, bem como visual e o Instituto só tinha experiência com surdos. O que trazia dificuldades paras as irmãs poderem cuidar e ensinar ela.

    4.“Faca”. Foi a primeira palavra que ela aprendeu a “falar”. 

    5.A comunicação entre as irmãs do convento se dá, principalmente pela língua de sinais. 

    6. A educação dela se dá a partir dos esforços da irmã, que sempre está com ela guiando e ensinando o básico, através do toque. E após muitas dificuldades garota começa a permitir que ocorra uma aproximação maior com a irmã e ela já consegue vestir as roupas da garota e pentear seus cabelos, bem como a ensina a comer usando garfo e faca. É a partir daí que ela aprende as primeiras palavras. 

    7.a partir do momento que ela permite que ocorra um contato maior com a irmã e assim começa a obedecer e prestar atenção nos sinais que a irmã faz utilizando suas próprias mãos.

    8.Pai, filha e mãe. 

    9.Ela conhece a morte quando uma freira do convento morre e Margueritte tenta mostrar a diferença entre ambas, por meio da respiração, de uma pessoa viva para outra morta, que é inexistente. 

    10.Porque ela não queria que a menina soubesse da sua doença e tinha medo de como ela agiria com uma separação entre ambas, caso ela viesse a morrer. Tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme. 

    O que me tocou neste filme foi a relação entra a irmã e a menina, mas também a dedicação e carinho que a irmã demonstro para com Marie, pois ao ver o filme é possível enxergar as dificuldades que a mesma passou para ensinar a menina e mesmo assim ela não desistiu e mudou a vida dela, de uma maneira incrivelmente bonita. A momentos durante o filme que nos mostram o porque de médicos precisarem saber se comunicar com pessoas deficientes e o quanto isso pode significar para elas.
    Esse filme é incrivelmente bonito e didático, nos trazendo reflexões e emoções diferentes durante o decorrer do mesmo, e ele também nos mostra que mesmo na dificuldade é possível ajudar outros e mudar vidas.

    Rogério Teófilo Medicina Cesmac 2a

    ResponderExcluir
  32. Maria Eduarda Ramos Silvestre 2º periodo A- medicina.
    De início a história impressiona pelo fato da garota ter comportamento que permeia o selvagem , esta não é muito compreendida pelos seus pais, pois estes não sabem lidar com a situação de forma adequada, uma vez que a jovem é cega e surda. Mas acredito que o maior impacto é o fato de Marguerite não desistir da garota e consegui educa-la e até mesmo alfabetizar.A primeira forma de comunicação entre a menina e a irmã é através do ensinamento do sinal para faca. No início as outras irmãs do convento não queriam muito que a menina ficasse lá, isso ocorria porque elas só tinha experiência com surdez , também não queriam pelo comportamento selvagem da jovem. No convento a comunicação ocorria pela linguagem de sinais que a menina não conhecia. Para ser educada de início é bem difícil , passa messes para que ocorra resultado, quando através do ensinamento sobre o sinal da faca a irmã consegue ensinar outras coisas. Quando ela reencontra seus pais eles se emocionam e pedem para saber como são os sinais de palavras como pai e mãe. Uma parte bem emocionante do filme é quando irmã Maguerite mostra a ela o que é a morte, através da ausência de respiração e batimentos de uma irmã que veio a falecer. Pouco depois irmã Marguerite pega turbeculose e teme que a meninas não entenda sua morte. No entanto ao final do filme a jovem parece compreender e vai lá onde ela está enterrada e leva flores faz uma oração .

    ResponderExcluir
  33. Maria Eduarda Ramos Silvestre 2º periodo A- medicina.
    De início a história impressiona pelo fato da garota ter comportamento que permeia o selvagem , esta não é muito compreendida pelos seus pais, pois estes não sabem lidar com a situação de forma adequada, uma vez que a jovem é cega e surda. Mas acredito que o maior impacto é o fato de Marguerite não desistir da garota e consegui educa-la e até mesmo alfabetizar.A primeira forma de comunicação entre a menina e a irmã é através do ensinamento do sinal para faca. No início as outras irmãs do convento não queriam muito que a menina ficasse lá, isso ocorria porque elas só tinha experiência com surdez , também não queriam pelo comportamento selvagem da jovem. No convento a comunicação ocorria pela linguagem de sinais que a menina não conhecia. Para ser educada de início é bem difícil , passa messes para que ocorra resultado, quando através do ensinamento sobre o sinal da faca a irmã consegue ensinar outras coisas. Quando ela reencontra seus pais eles se emocionam e pedem para saber como são os sinais de palavras como pai e mãe. Uma parte bem emocionante do filme é quando irmã Maguerite mostra a ela o que é a morte, através da ausência de respiração e batimentos de uma irmã que veio a falecer. Pouco depois irmã Marguerite pega turbeculose e teme que a meninas não entenda sua morte. No entanto ao final do filme a jovem parece compreender e vai lá onde ela está enterrada e leva flores faz uma oração .

    ResponderExcluir
  34. Kalina Costa Jatobá
    Medicina- 2 período A

    O primeiro impacto ao assistir o filme é a aparência da Marie, que não permite ninguém arrumá-la e não sabe se comunicar com as pessoas, sendo agressiva. A primeira comunicação entre a menina e a irmã se da quando a irmã tenta fazer Marie a descer da árvore e a menina toca no rosto da irmã, despertando um interesse em Marguerite para ajudar a garota. No começo as irmãs não aceitam a garota porque ela possuía não só deficiência auditiva como também visual, que implicava no ensino pois o instituto não tinha experiência, além do seu comportamento rebelde, que complicava muito o ensino. O objeto que ela tem mais apego é um canivete, que trazia lembranças de casa, dos pais da garota. A comunicação acontece através da linguagem de sinais. A educação da menina, devido à deficiência visual, era mais complicada, além do seu comportamento agressivo que impedia que as pessoas chegassem perto dela. Dessa forma, com muita insistência a Irmã Marguerite ensina a garota fazendo os gestos e as letras na mão dela. Marie consegue aprender a linguagem de sinais quando a Irmã insiste no objeto que ela mais gosta, que seria o canivete, ela persiste fazendo o nome “faca” na mão da garota. Quando ocorre o reencontro de pais e filha, as palavras que os pais querem mais aprender na linguagem de sinais é papai e mamãe. Ela conhece a morte quando uma irmã chega a falecer e é mostrado para a garota a diferença entre um ser com vida e um ser sem vida. Quando a doença da Irmã Marguerite se complica, ela não quer mais ligação com a garota pois não ela não está preparada para se despedir de alguém que ela tanto ama, que ela tanto ajudou. A Irmã Marguerite tem tuberculose. O filme no geral retrata uma história de desenvolvimento, que com amor e persistência tudo é possível.

    ResponderExcluir
  35. Artur Duarte Pinto - 2º período “A”.

    O filme “A Línguagem do Coração” é muito mais do que uma história sobre um exemplo bem-sucedido de educação para surdos e cegos, mas, principalmente, sobre um incrível exemplo de amor ao próximo. Mesmo com a saúde fragilizada, a irmã Marguerite dispôs-se a educar a menina Marie, apesar das recomendações contrárias e das comparações entre sua empreitada com a de educar um animal. A imaginação, contudo, nos diferencia dos animais; e foi ao imaginar como ela mesma reagiria se sempre tivesse tido contato com o mundo através do tato, sendo cega e surda como Marie, que Marguerite percebeu que a única diferença entre as irmãs e Marie era o fato de que esta nunca pôde se comunicar ou estabelecer um código com ninguém. Foi com muita perseverança e cansaço que Marguerite deu os primeiros passos na educação de Marie: em alguns momentos do filme, o espectador chega a pensar que a freira está prestes a desistir de sua missão. Mas, como disse Viktor Frankl, psiquiatra austríaco e sobrevivente do Holocausto Judeu, o ser humano sempre tem escolha sobre como agir diante das circunstâncias, por piores que elas sejam, e tende a executar tal escolha com mais força quando possui um chamado (“vocação” vem do latim "vocare", que significa chamado). E Marguerite sempre escolhe perseverar, de forma que acaba sendo recompensada por isso: Marie inicia seu aprendizado e, mais importante, cria-se uma relação de amizade entre as duas que, mesmo com a morte, saiu fortalecida. O filme é inspirador para que, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis, sempre nos imaginemos no lugar das outras pessoas e pensemos se talvez não teríamos reações parecidas nas condições em que elas se encontram. Que sigamos o exemplo de Marguerite e sempre sirvamos ao próximo com toda a benevolência, pois, afinal de contas, sempre poderemos escolher seguir esse caminho.

    ResponderExcluir
  36. Olival de Gusmão Freitas Neto
    P2 “A”

    1.Marie não conseguia se comunicar, nem expressar seus sentimentos. Assim, pudemos entender um pouco da dificuldade enfrentada por um deficiente no século XIX, ainda mais para alguém cego e surdo.

    2. Se dá quando a menina chega ao convento e foge das irmãs e em seguida sobe em uma árvore, então em seguida a irmã sobe na arvore para pega-lá

    3.A menina possuía não só deficiência auditiva, bem como visual e o Instituto só tinha experiência com surdos. O que trazia dificuldades paras as irmãs poderem cuidar e ensinar ela.

    4.“Faca”. Foi a primeira palavra que ela aprendeu a “falar”.

    5.A comunicação entre as irmãs do convento se dá, principalmente pela língua de sinais.

    6. A educação dela se dá a partir dos esforços da irmã, que sempre está com ela guiando e ensinando o básico, através do toque. E após muitas dificuldades garota começa a permitir que ocorra uma aproximação maior com a irmã e ela já consegue vestir as roupas da garota e pentear seus cabelos, bem como a ensina a comer usando garfo e faca. É a partir daí que ela aprende as primeiras palavras.

    7.a partir do momento que ela permite que ocorra um contato maior com a irmã e assim começa a obedecer e prestar atenção nos sinais que a irmã faz utilizando suas próprias mãos.

    8.Pai, filha e mãe.

    9.Ela conhece a morte quando uma freira do convento morre e Margueritte tenta mostrar a diferença entre ambas, por meio da respiração, de uma pessoa viva para outra morta, que é inexistente.

    10.Porque ela não queria que a menina soubesse da sua doença e tinha medo de como ela agiria com uma separação entre ambas, caso ela viesse a morrer. Tuberculose.

    Faça um resumo com suas palavras em relação ao que te tocou no filme.

    O filme é lindo e motra dedicação e carinho que a irmã demonstra para com Marie, pois as dificuldades foram enormes para ensila-la,mas mesmo ela não desistiu mesmo quando todos achavam que ela não seria capaz e conseguiu no final ensinar e mudou completamente a sua vida.

    ResponderExcluir