terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Frutas em Libras Equipe 1




Librolândia 2018.2 Frutas em Libras 




No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 1º período a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica.  



6 comentários:

  1. O estudo da disciplina de Libras ao longo do semestre foi um importante passo para a nossa formação como futuros médicos, pois quando estivermos formados não saberemos quais tipos de pacientes iremos atender, quais deficiências eles poderão ter. Com o estudo da disciplina de Libras teremos a certeza que se esses pacientes forem surdos, nós futuros médicos, poderemos dar o nosso melhor em todas as etapas do atendimento médico, inclusive em umas das principais partes, a comunicação.
    Saulo Batista de Sousa.

    ResponderExcluir
  2. A matéria de LIBRAS em saúde é de fundamental importância no atual cenário de valorização da inclusão social, visto que abraça a comunidade surda, que ainda tem pouca assistência em todos os aspectos, inclusive médico.
    Devido a não saber-se com qual tipo de situação lidaremos no dia-a-dia como médicos, é de fundamental importância o aprendizado dessa língua oficial brasileira, pois nos torna médicos mais completos e capacitados para tratar com igualdade a todos os pacientes, independente de suas diferenças.

    Ernann Tenório de A. Neto

    ResponderExcluir
  3. O aprendizado de Libras como grade universitária do curso de Medicina é muito importante visto a necessidade de comunicação universal dos médicos com seus pacientes. Melhorar a assistência vai além do acolhimento humanizado, que não deixa de ser primordial. Mas aprender e praticar a inclusão é, sobretudo, essencial para essa formação acadêmica. Ter esse conhecimento nos torna diferenciais positivamente no meio médico, pois saber atender a todos, mesmo com suas diferenças particulares, sem a necessidade de uma terceira pessoa, é imprescindível.
    Luanni Souto de Albuquerque Barros

    ResponderExcluir
  4. A experiência em participar do processo de aprendizado de Libras foi muito boa. Esse ensino no curso de Medicina tem suma importância, visto que é necessário a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente no ramo da saúde. O conhecimento adquirido ao longo desse período serviu para que possamos compreender a necessidade que esse parcela da população tem de se comunicar com os médicos, objetivando a melhor assistência a essas pessoas. Além disso, como futuros médicos devemos saber atender a todos os tipos de particularidades de cada paciente para melhorar o atendimento e consequentemente facilitar o acesso a saúde.
    Vitória Rêgo Melo Mourão

    ResponderExcluir
  5. A comunicação em libras é de suma importância para uma medicina mais social e humana, visto que uma boa relação médico- paciente é imprescindível para um bom diagnóstico e tratamento de doenças.
    Thaynara Melo dos Anjos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir