terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Profissões em Libras Equipe 10



No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 2º período  "A" a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica.  

10 comentários:

  1. Sempre foi um desejo aprender Libras. Quando me deparava com pessoas se comunicando pelos sinais e não entendia nada do que elas falavam, sentia-me impotente, menor. "O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA."Assim ao descobrir que, no curso de medicina, teria Libras como disciplina fiquei super animada. Nessa profissão é fundamental entender o que seu paciente quer e poder atendê-lo com total atenção e dedicação, torna-se imperioso. Isso faz a diferença entre tantos profissionais. Então, poder estudar Libras, ter um pouco de noção desse universo que ainda sofre muito preconceito e que ainda deixa tantas pessoas à margem da sociedade, foi uma experiência gratificante. Acho que essa atitude deveria ser implantada desde os primeiros anos de vida escolar. Tornaríamos um mundo muito melhor e mais igual.
    Thalanna Larisse de Araújo Acioli
    2 "A" Medicina- Cesmac

    ResponderExcluir
  2. Pra mim foi uma surpresa em saber que havia libras na minha grade, e uma surpresa boa! É imprescindível língua brasileira de sinais não só na medicina, mas nas escolas(pois o contato cedo otimiza o aprendizado), e nos outros cursos. A medicina é uma profissão que salva vidas, e esta pode ser de forma psicológica também, com uma atenção especial voltada a população surda, visto que o uso de intérpretes não deixa o paciente totalmente a vontade, sendo de extrema necessidade do médico atender os seus pacientes conforme suas dificuldades como forma de garantir a inclusão social, a ética e o respeito ao deficiente auditivo.
    Renata Marcela Cavalcante Ferreira Ferro
    2 “A” Medicina- Cesmac

    ResponderExcluir
  3. A experiência com a língua de sinais foi maravilhosa. Apesar do pouco tempo que tivemos, consegui aprender muitos sinais e isso despertou a vontade por buscar melhorar a comunicação com o surdo. Na medicina, é imprescindível que o contato com o paciente ocorra de forma direta, sem necessitar do auxílio de um intérprete. Isso torna o atendimento mais leve e pessoal, sem causar nenhum tipo de constrangimento ao paciente. Percebo que a compreensão da libras foi de extrema importância para a minha formação profissional e também pessoal, o que contribui para romper barreiras que separam o diálogo do surdo com o não-surdo, mantendo o respeito e a ética.

    Stéphanie Dayane Lins Soares
    2º A - Medicina Cesmac

    ResponderExcluir
  4. Ao saber que teria aulas de Libras na faculdade fui surpreendida positivamente, pois tive a percepção de que havia uma preocupação em formar médicos com um olhar ampliado e humanizado para o paciente. Ser capaz de compreeender os anseios, tranquilizar e orientar o paciente surdo é fundamental para que ele tenha os seus direitos plenamente assegurados. Sei que ainda há muito o que aprender para que a comunicação seja plena, mas acredito que o principal foi repassado: o professor conseguiu nos sensibilizar da importância da Língua Brasileiras de Sinais para os surdos, e da sua importância para a emancipação do indivíduo. “Quando aceito a língua de sinais aceito o surdo e o seu direito de ser surdo”, e é isso que foi plantado em nós, o respeito ao direito do surdo de ser atendido dignamente e de ter sua intimidade preservada. Agora, cabe à cada um disseminar o máximo possível os aprendizados para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva.
    Danielle Carvalho do Nascimento
    2 “A” MEDICINA- CESMAC

    ResponderExcluir
  5. A presença da LIBRAS na grade curricular do curso de Medicina do CESMAC foi, sem dúvidas, a melhor supresa para mim. Sempre tive a curiosidade de entender e aprender a linguagem dos surdos, e nunca entendi porque não temos essa matéria desde o ensino fundamental. É de extrema importância compreendermos as mais diversas realidades e sermos capazes de estabelecer uma comunicação eficiente com quem quer que seja.
    Como futura médica, é imprescindível que eu seja capaz de estabelecer uma comunicação eficiente com o paciente surdo, respeitando a sua privacidade de direito.

    ResponderExcluir
  6. Sempre soube da importância da LIBRAS para comunicação, talvez por isso sempre tive muita curiosidade de vivenciar esse universo. Assim, quando soube da existência de LIBRAS na grade curricular do CESMAC fiquei com a certeza de que me tornaria tanto uma pessoa como uma profissional melhor mais inclusiva, paciente é solidária. Em suma, ter LIBRAS como disciplina este período foi enriquecedor e gratificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Manoella Alencar Tenorio Vieira de Souza
      2 período A/ cesmac

      Excluir
  7. Sempre tive interesse em aprender mais sobre a língua de sinais, então saber que ia ter na grade esse semestre foi muito empolgante. Foi muito bom aprender mais sobre a história de Libras, sua importância, e formas básicas de se comunicar, principalmente na relação médico-paciente, que deve ser a mais eficiente possível, tornando o profissional mais capacitado. É importante que o ensino de Libras se torne cada vez mais comum e disseminado, para tornar a sociedade mais inclusiva para todos.
    Victória Gabriele Alves - 2 período A

    ResponderExcluir
  8. Qualquer curso da área da Saúde deve formar um profissional capacitado para lidar com a diversidade e com a promoção da inclusão. Nesse sentido, ter a oportunidade de cursar libras e conhecer um pouco da realidade desses indivíduos é fundamental para construção da empatia e altruísmo. Espero que a libras seja cada vez mais difundida e reconhecida pela sociedade minimizando essa marginalização ainda existente.
    Ana Clara Barbosa
    2 A

    ResponderExcluir