Dedicado as atividades de Libras dos estudantes de Medicina do Centro Universitário CESMAC - ALAGOAS. Visando promover uma Medicina inclusiva, para que os futuros médicos venha a se tornar competente para prestar assistência médica de qualidade e atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na recuperação e reabilitação dos doentes, às pessoas com surdez, por meio da Libras e o conhecimento da realidade da comunidade surda no nosso estado nos dias atuais. Prof. Esp. Joilsom Saraiva
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Patologias em Libras Equipe 17
No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 2º período "B" a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em banners para apresentar no holl da universidade, mostrando vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".
Prof. Joilsom Saraiva
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Me sinto confiante no meio profissional medico, a partir dos aprendizados que tive durante o semestre. Tivemos um método ativo na libras, abordando mais a prática. E a forma como finalizamos o curso com a brilhante ideia da librolandia, deixou marcado não só o nosso conhecimento mas uma experiência tamanha.
ResponderExcluirAluno: Pedro Henrique Brandão do Nascimento
ResponderExcluirA experiência foi extremamente gratificante, visto que linguagem de sinais é um modo de inclusão e para nós um meio de acolher e ajudar o surdo, pois a comunicação entre médico e paciente é fundamental tanto para criar um vínculo de confiança, quanto para chegar a um diagnóstico mais preciso. Espero que com o aprendizado obtido eu possa contribuir com a inclusão e assim me tornar um profissional melhor, mais humano e mais capacitado.
Aluna: Gabriela Moreira Lopes
ResponderExcluirAntes de ter esse contato em medicina com essa nova língua, eu nunca havia tentando aprender nada parecido e nem sabia muito sobre como essa funcionava. Cheguei na aula de Libras completamente sem conhecimento sobre a mesma e saí de lá outra pessoa. Posso afirmar com convicção que minha experiência foi muito positiva, um novo mundo se mostrou pra mim através dessas aulas, que eram, além de muito proveitosas, muito divertidas também. Hoje tenho vontade de aprender cada vez mais sobre Libras pra que eu possa ser uma médica mais completa no futuro e tenha oportunidade de atender a todos que precisem de mim.
Aluna: Renata Ferreira Lemos
ResponderExcluirA experiência de aprender libras foi muito boa! Pude perceber o impacto que isso vai ter na minha vida, tanto profissional, pois assim poderei ter mais confiança e estarei capacitada a atender indivíduos surdos; quanto pessoal, pois conseguirei me comunicar com estes no meio social. O aprendizado de libras é muito importante para todos, pois propicia aos surdos uma verdadeira inclusão. No nosso caso, enquanto estudantes de medicina é de vital importância para os nossos futuros atendimentos, visto que, não precisaremos de intérpretes para atender a esse público e isso os deixa muito mais confortáveis e seguros diante do auxílio médico. Enfim, percebo que esse aprendizado contribuiu muito com meu crescimento e com certeza me tornará uma pessoa melhor.
Bianca de Oliveira Bomfim Barros.
ResponderExcluirPara mim foi gratificante aprender uma nova língua, pois meu futuro paciente surdo poderá compartilhar comigo todas suas dores físicas e mentais sem a necessidade de um intérprete, que retiraria toda sua privacidade. Além disso, enxergar a dificuldade do outro nos colocando no lugar dele faz com que mudemos o olhar sobre o "diferente" e possibilita o entendimento da importância da propagação da LIBRAS pro bem da sociedade como um todo. Eu, particularmente, saio hoje do segundo período me sentindo muito mais pronta pra lidar com o meu futuro paciente, pois a disciplina de LIBRAS, aflorou mais ainda a sementinha da empatia que já havia dentro de mim.
Me sinto confiante no meio profissional medico, a partir dos aprendizados que tive durante o semestre. Tivemos um método ativo na libras, abordando mais a prática. E a forma como finalizamos o curso com a brilhante ideia da librolandia, deixou marcado não só o nosso conhecimento mas uma experiência tamanha.
ResponderExcluirPaulo Carvalho
Anderson Victor Barros Queiroz
ResponderExcluirO aprendizado que tive sobre a linguagem de sinais foi completamente a importante, pois eu enquanto estudante e futuro médico pude perceber as dificuldades e os desafios que o surdo tem para se comunicar, os filmes passados como atividade me fez ter um olhar mais amplo sobre essa nova língua e isso reflete na inclusão social,atenção e cuidado com o deficiente auditivo. A comunicação é um dos meios mais importantes para a inclusão social e através do empenho em compreender o ensino de libras, me fez ter a capacidade de me comunicar e poder interagir com o indivíduo deficiente e assim garantir um pouco de acessibilidade ao deficiente auditivo além de ser um diferencial na futura profissão.
No primeiro momento em que soube que na grade curricular do 2º período de Medicina do CESMAC teria um módulo de Libras, logo pensei mais um módulo? Mais carga horária para nós? Mais aulas? Por quê? As respostas vieram ao longo das aulas. E que aulas! Saber um pouquinho da história de libras foi envolvente e, também, perceber o quão difícil era a vida de pessoas com deficiência na época. Foi gratificante cada sinal, cada código aprendido em sala de aula e que pretendo levar tanto para minha vida pessoal quanto profissional, pois a inclusão dos surdos tem que ser levada a qualquer lugar.
ResponderExcluirA disciplina de libras é precípua para a formação humanizada do médico, portanto, na minha opinião, foi uma matéria bastante proveitosa de aprendizado visto que a relação e comunicação médico-paciente é a peça fundamental para a promoção da saúde, então, tornar uma consulta acessível à deficientes auditivos, sem a necessidade de intérpretes os quais acabam tirando a privacidade e sigilo médico, é algo fundamental, mediante isso, durante todo o período os ensinamentos passados edificaram toda essa acessibilidade fundamental.
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