terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Partes do Corpo Humano Equipe 12



No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 2º período "A"  a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica.  


2 comentários:

  1. Antes da faculdade, meu contato com Libras foi curto e específico: aprendi a dizer "oi" e meu nome com os funcionários do meu colégio. Poder aprendê-la como matéria foi muito valioso, já que nossa preocupação enquanto médicos tem que ser ter um olhar para singularidade e integralidade das pessoas. Inclusive, acho que a matéria deveria se estender por mais de um período; esses meses é muito pouco para que aprendamos a nos comunicar com a comunidade surda. No mais, ratifico a necessidade e importância de aprender a língua de sinais, o que foi muito bem enfatizado pelo professor Joilson nas aulas, nas quais não trouxe apenas os sinais para aprendermos, mas também exemplos verídicos da realidade de pessoas surdas. Mesmo que em um curto espaço de tempo, Libras nos engrandeceu e plantou a semente da inclusão.

    ResponderExcluir
  2. Mariana Amorim
    Nesse semestre que passou pude conhecer a língua de sinais. Antes só sabia falar meu nome. Então, realmente foi uma experiência muito boa, o professor focou em realmente nos ensinar e não só passar trabalhos como muitos outros fazem. Se as pessoas buscassem saber um pouco mais de libras, não existiria a descriminação que existe e nosso país iria evoluir na inclusão social. Sou muito grata por esse aprendizado e espero buscar sempre mais!

    ResponderExcluir