terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Dores pelo Corpo em Libras Grupo 19




No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 2º período  "B" a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica. 

4 comentários:

  1. Pra mim foi uma experiência excelente, apesar da carga horária enorme desse período, conseguir um tempo para um aprendizado pratico e inclusivo foi gratificante. Espero, conseguir contribuir com a sociedade com o que aprendi. Foram experiências ótimas, desde o primeiro dia as aulas foram práticas e o professor sempre buscava isso para nós animar no final do dia. Hoje, tenho certeza que após os aprendizados de Libras so tenho a somar na prática médica.
    Julia Sampaio Ferraz Leite Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com Libras foi trabalhar a inclusão. Foi aprender a se colocar mais no lugar do outro e a refletir as dificuldades diárias que um paciente surdo passa na sociedade, no seu convívio em si. E, foi muito bom passar por essa experiência, mesmo com o pouco tempo em meio a tantas outras responsabilidades, ter esse contato será fundamental nas nossas futuras práticas. E, através disso foi possível enxergar que diante da sua importância era pra ser ensinada desde o colégio, assim seria mais inclusiva, não seria apenas de uso de alguns poucos universitários.
    Taianne Maria da Cruz Rocha

    ResponderExcluir
  3. Uma experiência totalmente inovadora e inclusiva que possibilitou a todos uma nova perspectiva da comunidade surda bem como papel crucial e fundamental de nós, alunos de medicina e futuro médicos, estabelecermos a ampliação constante de nossos conhecimentos como base para um atendimento mais humanitário e abrangente de toda deficiência existe te atualmente. Além disso, pelo ótimo empenho do professor Jailson em sempre inovar suas aulas com varias dinâmicas, ficou fácil dar o passo inicial nesse grande mundo da língua de sinais.

    ResponderExcluir
  4. A experiencia na materia de libras foi muito diferente de tudo que tinhamos vivido, foi uma tentativa de nos mostrar na prática um pouco das diferenças que nos, futuros medicos, iremos encontrar, e para isso precisamos tentar aprebder uma nova lingua como forma de inclusao social e uma melhor qualidade no atendimento.
    Vitória Andrade Nunes

    ResponderExcluir