terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Vegetais em Libras Equipe 7



No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 1º período a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica.  


6 comentários:

  1. O contato com Libras durante o curso de medicina foi uma experiência bastante enriquecedora e proveitosa, pois ampliou o meu horizonte sobre inclusão e a necessidade de se prestar um atendimento humanizado e resolutivo para a comunidade surda. Vimos durante as aulas as dificuldades enfrentadas por surdos na busca de um atendimento médico adequado e a importância do aprendizado de libras

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  2. Em suma foi uma experiência muito legal, visando não somente a parte acadêmica, mas também a importância e sensibilizando conhecer um pouco mais de um grupo que tanto sofre, hoje, na sociedade. O curso em si, ensina bastante de um futuro convívio médico-paciente e aproximando as relações cada vez mais. Principais gestos, falas, cumprimentos, conversas do dia a dia, entre outros já foram debatidos e ensinados. Foi uma experiência muito boa e engrandecedora.

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  3. O contato com a LIBRAS tem sido importante no meio acadêmico, em especial, na medicina, tendo em vista que futuramente será necessário para a integração do contato médico-paciente, a fim de propiciar um melhor atendimento e mais importante a inclusão e o respeito da privacidade do surdo durante uma consulta médica. Além disso, vale ressaltar que saber os vegetais em LIBRAS irá auxiliar o médico a explicar a dieta a ser seguida, não sendo necessário a presença de um intérprete. LIBRAS têm-se mostrado relevante no curso de medicina, me propiciando o enriquecimento não só na área acadêmica, como no conhecimento de uma outra cultura.
    Maria Gabriela Calaça

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  4. O aprendizado de libras no curso de medicina é de extrema importância para a formação do médico, uma vez que, isso possibilita que uma parcela da população que não tem acesso a uma saúde por completo ( pois muitos se sentem prejudicados pelo não entendimento por parte do profissional e acabam desistindo de consultas ou omitindo sintomas ), tenha uma melhor qualidade de atendimento. Além disso, ministrar a disciplina de Libras desde o início da formação de um profissional da saúde, acaba garantindo uma maior taxa de aprendizagem, devido ao contato a longo prazo com a disciplina, gerando assim profissionais mais completos e cumpridores fiéis do famoso juramento de Hipócrates. José Antelmo do Nascimento Neto

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  5. O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais é de extrema importância para a relação médico-paciente. Saber libras, possibilita a criação de um laço mais forte entre médico e paciente. Além disso, saber libras é questão de respeito e igualdade para a comunidade surda, que por muito tempo foi invisibilizada e até hoje sofre preconceito. O estudo dessa Língua logo no período inicial do curso de medicina, instiga os alunos a adentrarem mais sobre comunidade surda sua língua. Portanto, a experiência que passamos foi muito relevante para nossa profissão, como também para nossa vida.
    Gabriella dos Santos Lins

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  6. O trabalho proposto pelo professor Joilson foi de extrema relevância, especialmente o tema em questão. Os alunos de medicina do primeiro período do CESMAC adquiriram a capacidade de nomear divrsos vegetais, os quais, sendo geralmente saudáveis, devem fazer parte de qualquer dieta balanceada. Ou seja, os futuros médicos, desde muito cedo em seu curso já sabem como indicar uma alimentação balanceada para um eventual paciente portador de deficiências auditivas. Parabéns a todos os envolvidos no projeto, esse provavelmente foi o melhor trabalho dentre aqueles expostos.

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