terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Meios de comunicação em libras Equipe 2







No dia 03 de Dezembro 2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 1º período a Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os sinais em Libras, esses sinais  foram ministrados na sala de aula durante esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em  banners para apresentar no holl da universidade, mostrando  vários sinais que podem ser usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade surda, que a muito tempo viveu e  vive à margem da sociedade. Estamos fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta médica".  

Prof. Joilsom Saraiva 

 

Conte a sua experiência em participar do processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação medica.  

4 comentários:

  1. Um trabalho um tanto quanto Necessário! As pessoas geralmente esquecem sobre a inclusão e a prioridade que essa atitude deveria ter em nossas vidas. Essa atividade me fez abrir os olhos e refletir que aprender outra língua e aprender a se comunicar com as pessoas surdas é de fundamental importância para a sociedade e para o meu futuro trabalho! Que como médica que eu quero me tornar, eu possa aprimorar meus conhecimentos em libras e em outras línguas menos assistidas a fim de atender a todos sem nenhum forma de exclusão!
    (Laiana de Souza Silva)

    ResponderExcluir
  2. A aprendizagem da língua de sinais é muito importante para a formação profissional, principalmente na área de saúde, já que a inclusão dos deficientes auditivos é necessária. Na medicina, é imprescindível uma comunicação eficaz para a boa relação médico-paciente, portanto, é de suma importância que haja compreensão por ambos os lados. Dessa forma, a língua de sinais traz para os surdos a possibilidade de serem bem atendidos e compreendidos, terem informações sobre seu estado, tratamento e recomendações, além de permitir que eles se sintam mais confortáveis por não precisar de intérprete e aprofundar a relação com o profissional de saúde.
    O aprendizado da Libras tem sido muito importante para minha formação acadêmica devido a possibilidade de incluir uma minoria social na area de saúde, pois, a partir do aprendizado dessa língua, torna-se possível a inclusão e a devida comunicação com as pessoas que só conseguem se comunicar através dela. Assim, o aprendizado é essencial para no futuro, ao encontrar um paciente surdo, eu possa me comunicar com ele e dar a ele a atenção e as informações necessárias sem precisar constrangê-lo ao envolver uma terceira pessoa no diálogo, ou não saber me comunicar.
    Larissa Karoline

    ResponderExcluir
  3. O entendimento e a aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS) é de extrema importância para a formação acadêmica, pois tem o intuito de incluir as minorias vulneráveis da sociedade. A disciplina ajudará no meu futuro como uma profissional da saúde, de forma a tornar minha formação mais completa e possibilitar uma relação médico-paciente mais eficaz.
    Letícia Louise Sousa de Lima

    ResponderExcluir
  4. O aprendizado da Língua brasileira de sinais ( LIBRAS) é de fundamental importância. Essa importância se deve ao fato dessa língua incluir pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Por isso, é válido que todo profissional, principalmente da área da saúde, aprenda a LIBRAS e assim possa ajudar de alguma forma essas pessoas que se sentem tão excluídas da sociedade. Obrigada professor, por semear a semente da inclusão em cada um dos seus alunos!
    Vitória Calado Borba de Castro Macêdo

    ResponderExcluir