Dedicado as atividades de Libras dos estudantes de Medicina do Centro Universitário CESMAC - ALAGOAS. Visando promover uma Medicina inclusiva, para que os futuros médicos venha a se tornar competente para prestar assistência médica de qualidade e atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças, na recuperação e reabilitação dos doentes, às pessoas com surdez, por meio da Libras e o conhecimento da realidade da comunidade surda no nosso estado nos dias atuais. Prof. Esp. Joilsom Saraiva
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
Tipos de Alimentos Equipe 5
No dia 03 de Dezembro
2018, o curso de Medicina CESMAC realizou com os alunos do 1º período a
Librolândia, atividade desenvolvida pelo docente Joilsom Saraiva, sobre os
sinais em Libras, esses sinais foram ministrados na sala de aula durante
esse semestre, os alunos desenvolveram esses sinais em banners para
apresentar no holl da universidade, mostrando vários sinais que podem ser
usados na hora da consulta médica e no seu dia a dia, a exemplo das formas de
como se realizar uma anamnese, exame físico e solicitação de exame ao paciente
surdo. "Precisamos buscar uma forma urgente de inclusão da comunidade
surda, que a muito tempo viveu e vive à margem da sociedade. Estamos
fazendo a nossa parte formando médicos com as qualidades necessárias de atender o
surdo na sua Língua Brasileira de Sinais na consulta
médica".
Prof. Joilsom Saraiva
Conte a sua experiência em participar do
processo ensino e aprendizagem sobre essa nova Língua (Libras) na sua formação
medica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Foi um início de experiência ótimo, visto que a lingua é de fundamental importância para a comunicação para com os deficientes auditivos. Cada vez tenho mais interesse em aprender e participar mais da materia para ter um arcabouço de sabedoria, de sinais e expressões para então conseguir a formação total em libras e me tornar fluente. Como lido em artigos, os surdos não se sentem tão a vontade com o intérprete no consultório, entao cabe ao médico e as instituições de formação a disponibilizar a materia libras como obrigatória para a formação de profissionais de saúde cada vez mais capacitados com uma gama de conhecimento ímpar. Espero que nos próximos períodos os ensinamentos sejam tão ricos e aproveitosos como este do primeiro, que ja tenho uma base na linguagem brasileira de sinais para comunicar o básico. Em suma, a matéria Libras é fundamental nanão o somente para a formação do médico, mas sim para todas as pessoas como um todo.
ResponderExcluirLuiz Eduardo Canuto Neto Barros
Foi uma excelente oportunidade . Em ajudar , como médico , a diminuir a desigualdade social no país que está cada vez pior e com um tremendo preconceito . Aprender um pouco de LIBRAS vai ajudar muito na minha carreira profissional a tratar um paciente surdo ou até mesmo uma conversa .
ResponderExcluirMatheus de Andrade Amaral
O curso de medicina esta se tornando cada vez mais humano, acolhedor, está aproximando o profissional do paciente, e isso é muito importante, pois o paciente se sente mais aberto para expor as suas queixas. O curso de libras está me ensinando muito, pois está me dando a oportunidade de interagir melhor, caso venha pegar um paciente com deficiência auditiva, com isso facilita o diagnóstico, e por entender o que eles estão querendo expressar, esse contato direto deixa um ambiente mais confortável e faz com que eles demonstrem o que realmente sentem, sem ter o receio de ter um interprete que saberá tudo o que se passa.
ResponderExcluirEspero aprender mais com esse curso e usar isso não só na medicina, mas de uma maneira geral, já que podemos vivenciar situações de dificuldades de comunicação entre deficientes auditivos e pessoas sem esse problema, e quando aparece uma pessoa que os entende tudo se torna mais fácil.
Vítor Nunes Rodrigues.
Durante esse semestre pude perceber o quanto é importante a inclusão. Incluir a Libras no meu dia a dia do curso de medicina é ter a certeza que o curso está mais humano, pensando cada vez mais no próximo. Foi uma vivência muito importante, visto que vai ser essecial para a minha carreira e eu estou possibilitando uma acessibilidade para os portadores da deficiência, tal que são totalmente desassistidos tanto no meio médico, como no meio social. Assim, na matéria conseguimos aprender não só a libras em si, mas também como olhar para o próximo de forma mais acolhedora e humana. Foi uma experiência incrível!
ResponderExcluirMartina Frazão Lopes Cavalcanti
As inclusão das aulas de libra no meu curso foi algo que realmente me surpreendeu e me mostrou um lado mais humano de como tratar as pessoas, acho que todos deveriam ter uma experiência como essa para sair da bolha social em que vivemos, onde não enxergamos alem dos nossos olhos. Ha um mundo muito maior la fora!
ResponderExcluirLeticia Azevedo Salgueiro
Saber que a medicina envolve muito mais do que apenas a “resolução” de patologias mostra o quanto o estudo da LIBRAS é de fundamental importância, visto que é o mecanismo de integração da pessoa com deficiência auditiva e auxilia na formação de um médico mais humano, que está sempre a dispor de fazer mais pelo seu paciente. Ter a disciplina enquadrada no curso foi uma ótima experiência que abre portas de vias duplas tanto para melhora do atendimento ao paciente com essa necessidade, quanto para minha formação como médica, cujo objetivo é atender a todos da melhor maneira possível !
ResponderExcluirMaria Eduarda Wanderley Nobre
Foi muito interessante, é importante o aprendizado da lingua de sinais e como isso muda a vida das pessoas , inclusão é sempre fundamental.
ResponderExcluirFoi muito interessante, é importante o aprendizado da lingua de sinais e como isso muda a vida das pessoas , inclusão é sempre fundamental.
ExcluirDinario Augusto Lemos Neto